Donato, o incorrigível

Pois o Donato, velho de guerra, nascido em Echaporã, SP, onde começa a mexer com rádio, bem novinho, vai para o Paraná e depois vem pra Santa Catarina. Irrequieto sempre, volta pro Paraná, vem pra Santa Catarina, volta pro Paraná. Agora, diz que seu retorno a Santa Catarina é pra ficar. Tá no Campeche, aqui no sul da ilha. Fazendo o que? O que sempre fez: não tira o olho da mídia (isto inclui as praias). Neste artigo ele fala de gafes de colegas paranaenses de jornal, rádio e TV e completa com mais dois assuntos. Bem vindo, menino. Relaxa.
Da Redação

TODO DIA, A MESMA COISA…
(Folclore da Imprensa)
DONATO RAMOS
PAULO MARTINS – TV TAROBÁ
18:50 – 10.2.06
– Ele está INCLUÍDO DENTRO…
(Paulo : Me inclua fora dessa…)

ABELARDO, O AMIGÃO – RÁDIOCOLMÉIA – CASCAVEL
12:00 – domingo – 11.2.06
O amigão entrevistando o médico da Pastoral da Criança:
– Doutor,  fale sobre o verão, com respeito a esse assunto…
– O verão É MUITO BOM PRA TOMAR SOL…
(Será, doutor…? Poxa!).

ROBSON SILVA – TV NAIPI – FOZ
Programa AQUI, AGORA – 13.2.06.
Comentando sobre roubos e assaltos constantes em Foz do Iguaçu, com assassinatos todos os dias, falta de policiamento, etc.
– Às vezes eu acho que é repetitivo, RETUMBANTE, a mesma coisa, mas todos os dias os fatos se repetem…
(Retumbante foi de matar, ó Robson!).

MEU DIA-A-DIA
Vou abrindo os jornais, revistas, ouvindo rádio, vendo televisão e notando que o jornal O PARANÁ continua com PLESBICITO; a Vidrocap, conforme anúncio nos jornais, vendendo ASSESSÓRIOS, ao invés de ACESSÓRIOS; a coluna Rolmops & Catchup do Francisco Camargo falando sobre A SARDINHADA BENFAJEZA, ao invés de benfazeja e o Paraná, de novo, me dizendo como se escreve trajetória:
TRAGETÓRIA!
(Tá vendo que dia-a-dia safado o meu…?).

E O RÁDIO…?
O rádio continua fazendo propaganda da televisão, como se os radialistas recebessem por mês pra chamar a nossa atenção para as novelas. Dá a impressão que esses apresentadores querem dizer o seguinte: “Olha, gente! Desliguem o Rádio e liguem a TV! O capítulo de hoje da novela das oito está uma beleza! O fulano vai meter um par de chifres na mulherzinha… Também ela merece e aquela irmã dela é uma beleza!
Será que os diretores das emissoras de Rádio não notam essa barbaridade em todos os programas que vão ao ar com papos dessa natureza?
Afinal, o Rádio também necessita de Ibope! Faça propaganda dos SEUS programas daqueles horários, promovam a SUA emissora. Quer queiram quer não a TV está aí pra tomar os seus ouvintes transformando-os em telespectadores! Você paga ao radialista para que eles promovam a concorrente que é a televisão?
ESTOU ENCERRANDO…
… a minha estada – que durou trinta anos! – no Oeste do Paraná e retornando para Florianópolis. Quem não se sacrifica pelos filhos, não é mesmo? Lá vou eu conviver com aquela sem-vergonhice das “sem-roupas” na praia, aquela areia fina entrando pelos vãos dos dedos, a cerveja estupidamente gelada – um perigo para a saúde! – o agravamento de um problema que tenho na unha: depois do vigésimo camarão descascado, começa a doer! (Será que é grave…?).
Mas não é sobre isso que eu queria falar.
É que existem radialistas, profissionais da televisão, jornalistas, publicitários que estão eufóricos: vou largar do pé deles! Não vai ter ninguém mais pra publicar os seus deslizes ortográficos, vão se livrar desse sujeito chato que “vive inventando erros” onde não existem… Dizem: Ainda bem que esse cara vai embora e todos viverão felizes com as suas colunas, seus programas de Rádio e de TV, sem que ninguém mais nos chame a atenção – diga-se, por “qualquer errinho de nada”-.
Vão deitar e rolar transmitindo os seus conhecimentos com coisas assim:
PLANOS E PROJETOS FUTUROS – (você conhece alguém que faz planos para o passado…?).
CRIAR NOVOS EMPREGOS – (Criar algo velho, alguém consegue…?).
PREFEITURA MUNICIPAL – (parece-me que só existem Prefeituras Municipais no Brasil!)
CONVIVER JUNTO – (conviver separadamente, não consigo!).
SUA AUTOBIOGRAFIA – (A minha ou a sua?).
BRIGADEIRO DA AERONÁUTICA e GENERAIS DO EXÉRCITO ou, ALMIRANTE DA MARINHA…
Os poetas continuarão publicando seus belos poemas, assim, por exemplo:
– Observando as GOTEIRAS DO TETO e as ESTRELAS DO CÉU, sinto o seu SORRISO NOS LÁBIOS, como LABAREDAS DE FOGO, ENCARANDO-ME DE FRENTE pra dizer: EU TE AMO-TE COM FERVOR!
Em QUALQUER PAÍS DO MUNDO em que EU ESTIVER PESSOALMENTE, ficarei sonhando EM GANHAR GRÁTIS o seu BEIJO ARDENTE QUE SAIRÁ DA SUA BOCA!”.( Ainda bem que sai da boca…!).
Os apresentadores de programas policiais continuarão entrevistando as VIÚVAS DOS FALECIDOS e a polícia continuará encontrando na periferia OS CADÁVERES DOS MORTOS! E dizendo “MINUTINHOS” como se existissem MINUTÕES!
Dizem que estão fazendo “uma vaquinha” pra “FESTA DE DESPEDIDA!”.
Afinal, vão se ver livre deste jornalista que “só vê erros quando lê, vê ou escuta, pô!”

Sabe de uma coisa? FUI!


{moscomment}

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *