Eleutério Camargo, incentivador do rádio e dos radialistas

Camargo (D) com Sérgio Fraga

Muitas pessoas deram a sua colaboração para o engrandecimento da radiofonia paranaense. Dentre elas, algumas não trabalharam em Rádio e, mesmo assim, trabalharam pelo Rádio.?Foi o caso de Eleutério Camargo, um bem sucedido empresário paranaense, proprietário das Lojas Bettega.?O seu apoio não foi apenas com as verbas publicitárias da tradicional empresa da Rua Marechal Deodoro. O Camarguinho, assim chamado pelos amigos, era um incentivador dos radialistas. Por muito tempo, usando pseudônimo, escreveu uma coluna sobre o Rádio paranaense no jornal “Gazeta do Povo”. Ali ele divulgava informações sobre os programas das emissoras, falava sobre as realizações dos radialistas, dava aos profissionais de Rádio aquele incentivo tão necessário aos artistas da comunicação. Desejando promover ainda mais os radialistas locais, em 1957 criou a revista mensal “SHOW”, da qual participaram Mbá de Ferrante e Miranda Júnior. Em 1959 Eleutério Camargo lançou o quinzenário “SHOW JORNAL”, juntamente com Mbá de Ferrante. A revista e o jornal publicavam muita matéria e um grande número de fotografias, registrando as atividades de nossas emissoras e de nossos radialistas. Procuravam ser imparciais e informativos. Enalteciam o Rádio do Paraná, destacando aquela maturidade que tínhamos alcançado.?Quando a Associação Paranaense dos Radialistas realizou com sucesso o “Festival do Rádio Paranaense”, em Londrina, junto com a grande delegação de radialistas curitibanos seguiu o Camarguinho, para registrar aqueles momentos gloriosos do nosso Rádio.?Eleutério procurava incentivar a gente, valorizando o nosso trabalho. ?De aparência sisuda, muitos o imaginavam uma pessoa irascível e de difícil relacionamento. Ao contrário, Camargo era “um grande papo” e excelente amigo.?Difundindo a radiofonia, apoiando as emissoras, incentivando os radialistas, Eleutério Camargo contribuiu de maneira importante, e sem alarde, para o engrandecimento do Rádio do Paraná.

Categorias: Tags: , , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *