Em estudo, Fenapro vê pessimismo no mercado de agências

Em mais uma edição da pesquisa Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda, a Van Pro, a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) encontrou um olhar pessimista do mercado de agências de propaganda em relação ao ano de 2019.

O estudo ouviu 173 agências de todas as regiões do país para avaliar a expectativa em relação ao terceiro trimestre do ano. Os resultados obtidos nesta mostra foram coletados ao longo das 2 primeiras semanas de outubro deste ano e refletem a performance das agências no 3º trimestre de 2019, além das perspectivas para o quarto e último trimestre de 2019 e o ano de 2019, como um todo.

Houve uma frustração com relação à performance no trimestre (terceiro), mas se somarmos os índices dos que preveem um quarto trimestre melhor ou igual, a somatória será até maior do que a do trimestre anterior ( 85% agora/ 83% no trimestre passado). O que mudou foi o número dos que acham que permanecerá igual no próximo trimestre (de 30% para 40%). Com relação ao ano, como um todo, houve uma queda de otimistas (de 53% para 44%), mas também de pessimistas (de 14% para 13%).

O que subiu de forma significativa foi o índice que retrata aqueles que esperam um ano igual, “andando de lado” (de 32% para 43%). As regiões Norte e Nordeste foram as que se mostraram mais otimistas, com 50% e 47%, respectivamente, dos respondentes. De qualquer maneira, com exceção do Centro-Oeste, todas as regiões apresentaram queda de otimismo no curto prazo.

A região NE mostrou-se a mais otimista, com 93% dos respondentes com a expectativa de ter o ano melhor (47%) ou igual (46%). A menos otimista foi a região Sul, mas ainda assim não prevendo um ano ruim: 83% dos sulistas preveem um ano melhor (41%) ou igual (42%). Entre os estados, Bahia e Espírito Santo estão entre os mais otimistas, com 63 e 60% respectivamente prevendo um ano melhor. De qualquer maneira, a constatação mais clara é a que já não se espera um fato que possa mudar o curso dos negócios em 2019, com a maioria se conformando com um ano morno, mas não negativo, o que não deixa de ser alentador.

(Portal Making Of, 22/10/2019)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *