‘EMICIDA’ e a música ‘RUA AUGUSTA’

“Um bom poema permite teus pés tocarem a China”. Foi escutando a música ‘Rua Augusta’, do rapper Emicida, que lembrei também do poema ‘Revelando a Mágica’ de Charles Bukowski.

emicida

Com uma simples frase, o poeta alemão apresentou o que todo poema deveria ser capaz de fazer, ou seja, transportar o leitor até o lugar ou o inconsciente que ele deseja desvelar, fazendo com que o leitor sinta o peso das palavras e consequentemente tenha sua sensorialidade alterada. Realizar tal proeza não é tarefa fácil e cabe aos poetas de grande magnitude efetivar tal ato.

Emicida consegue tudo isso através de sua música ‘Rua Augusta’, na qual acompanhamos seu olhar detalhista sobre uma parcela da sociedade que é marginalizada, especificamente a das prostitutas. O artista musical utiliza-se de versos sonoros e rítmicos com o objetivo primordial de desvelar a interioridade dessas mulheres, apresentando seus respectivos anseios, desejos, medos, frustrações e sonhos. É interessante notar o modo como Emicida faz com que o ouvinte mergulhe no inconsciente dessas mulheres, compartilhando de todos os seus sentimentos: “As maquiagem forte esconde os hematoma na alma/ Fumando calma, ela observa os faróis que vem e vão, viver em vão/ Os que vêm e não te têm são se necessário homem de bem fujão/ Que não aguentou ser solitário/ Mema grana que compra sexo, mata o amor/ Traz a felicidade, também chama o rancor”.

Na história do Hip-Hop, já tivemos canções que abordaram e combateram o preconceito sofrido pelas mulheres por causa do olhar machista que rege grande parte da sociedade. O rapper 2 Pac trabalhou com essa temática em sua música ‘Keep Ya Head Up’, lançada no ano de 1993. Após tantos anos ainda sentimos reverberar em nossa mente as rimas da canção: “Quando você aparece, os manos da vizinhança ficam fazendo palhaçada/ Mas, por favor, não chore, enxugue seus olhos, nunca permita/ Perdoe, mas não esqueça, menina mantenha sua cabeça erguida/ E quando ele diz que você não é nada, não acredite nele”.

‘Rua Augusta’ é, assim como ‘Keep Ya Head Up’,uma música forte e poética, dotada por uma sensibilidade ímpar, desse modo, a canção destaca-se certamente por sua qualidade, merecendo ser escutada por todos aqueles que apreciam boa música.
Confira o clipe da música:

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *