Emissoras de rádio e TV buscam saída para a crise

A radiodifusão – que abrange o rádio e a televisão abertos – enfrenta dois desafios em todo o mundo: as novas tecnologias e a crise econômica internacional. 

Do lado tecnológico, o rádio e a TV enfrentam a concorrência crescente das novas opções de comunicação eletrônica representadas pela convergência digital, que inclui, principalmente, a internet e a crescente oferta de banda larga móvel, das redes sem fio e do celular.

Esse é o cenário em que será aberta hoje, em Las Vegas, o NAB Show 2009, a maior feira mundial do setor, patrocinada pela Associação Americana de Radiodifusores (NAB, na sigla em inglês) e que terá como tema principal este ano a busca de novos conteúdos para a programação de rádio e TV.

O congresso da NAB Show começou no sábado, debatendo prioritariamente a questão dos novos conteúdos. Em segundo lugar, vem a questão das novas aplicações tecnológicas, a começar pela TV digital, um dos temas mais atuais nos Estados Unidos, que começou a ser introduzida há exatamente 11 anos. A data para o desligamento total da TV analógica, prevista para fevereiro deste ano, foi postergada pela terceira vez, porque ainda havia milhões de residências sem condições econômicas para receber o sinal digital, por não poder pagar o preço do conversor ou sintonizador digital.

Na estratégia norte-americana, a TV digital dá prioridade total às imagens de alta definição. Só agora, o sistema de TV digital norte-americano ATSC (Advanced Television System Committee) desenvolve novos recursos de interatividade e mobilidade – como é o caso da recepção de TV em celulares e em outros equipamentos móveis.

Outros temas de interesse deste NAB Show incluem o rádio via satélite, as novas tecnologias de monitores de TV (tridimensional, TV a laser, LED e OLED), os DVDs Blu-ray de alta definição, home theater, TV por assinatura (satélite, cabo, IPTV), o cinema tridimensional e outros temas.

A área de televisão – em especial a de monitores – é a que conta hoje com o maior número de inovações tecnológicas. Além dos televisores de alta definição em evolução aceleradas, o mercado já oferece as opções de televisores de LED, isto é, de diodos emissores de luz (Light Emmiting Diodes), e de LED orgânicos (que têm o nome de OLED), TV a laser e TV tridimensional (TV3D).

O rádio e a TV via internet são dois temas que passam a despertar interesse cada dia maior e que foram debatidos na edição do NAB Show 2009.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *