Entrevista: Juliana Cirqueira (Editora do blog ‘Nuvem Literária’)

O site Caros Ouvintes tem o prazer de trazer para nossos leitores a entrevista que fizemos com Juliana Cirqueira.

juliana cirqueira

Professora, formada em Letras- Inglês e editora/colunista do blog ‘Nuvem Literária’, espaço dedicado à cultura, trazendo matérias relacionadas principalmente ao universo literário e também do cinema, além disso, o ‘Nuvem Literária’ possui canal no youtube, sendo que temos Juliana trazendo vídeos com sugestões, críticas e resenhas de obras literárias e cinematográficas. O blog que conta também com os colaboradores Silvia Bragatto, Isis Marins e Raonny Bryan Metzker, certamente faz um ótimo trabalho em termos de desenvolvimento de conteúdo cultural, e está crescendo e ganhando cada vez mais leitores. Enfim, vamos a bela troca de ideias que tivemos com a Juliana, que nos contou sobre seu gosto pela leitura e escrita, seu trabalho no blog, quais seus livros e filmes prediletos, seu ritual de leitura e muito mais!

1. Juliana, primeiramente queria saber em que momento de sua vida o gosto pela literatura e a escrita foi despertado? Sofreu influência e apoio de alguém em especial?

Juliana: Se eu disser que sempre fui uma leitora assídua desde criança estarei mentindo, a minha história com a leitura começou muito depois. Quando criança eu lia apenas gibis e ainda assim era mais fã de filmes do que de livros. Eu só descobri o meu amor por livros quando entrei na faculdade de Letras-Inglês, uns 7 anos atrás, e descobri os livros clássicos. Tive muita influência e apoio dos meus professores e de alguns amigos que já amavam literatura. Foi uma fase muito boa de descoberta e aprendizado.

2. Muitas pessoas têm todo um ritual para ler, algumas precisam estar com uma caneca de café ao lado, outras só leem em sua poltrona favorita, sem contar o fato de que muitos têm até mesmo um período do dia favorito pra realizar a leitura de um bom livro. Você poderia nos confessar se você também tem seu ritual para leitura?

Juliana: Realmente, todo mundo tem seu “toc” quando se trata de livros. Eu leio em qualquer lugar e de qualquer forma, sem problemas, mas se for pra escolher, eu sempre vou preferir ler no sofá da minha casa e de preferência com alguma coisa para comer, geralmente um doce, jujubas, etc. Também tenho o hábito de colocar post-its em toda citação e passagem interessante que encontro no livro e adoro fotografar o livro antes e/ou depois da leitura.

3. Como e quando surgiu a ideia de criar o ‘Nuvem Literária’?

Juliana: O Nuvem Literária surgiu em agosto de 2013 depois de muitas tentativas frustradas de criar um blog. Demorou meses (sério, meses) para encontrar um nome que me agradasse, e por fim desisti e acabei criando com o nome que meu marido sugeriu: Nuvem Literária. Na época, eu nem estava muito satisfeita com esse nome. Engraçado, né? Hoje ele me é tão familiar, tão meu que não me imagino com outro. O blog surgiu da minha curiosidade e vontade de falar dos livros que lia com os outros e de compartilhar as fotos que tirava deles. Acabei fazendo muitos amigos e ficando por aqui.

4. Quais as maiores alegrias e dificuldades encontradas na sua caminhada com o seu blog?

Juliana: Olha, eu nem diria que foram dificuldades não, até porque eu tenho o blog como um lazer, como um hobby. Acho que o que me deu mais trabalho no inicio foi ficar satisfeita com a identidade visual dele, ter um layout que me agradasse e fosse organizado. Eu demorei muito (só agora) para ficar de verdade 100% feliz com a aparência do Nuvem. Fora essas pequenezas, a dificuldade que eu encontro hoje em dia é apenas em ter tempo suficiente para gerar conteúdo escrito e em vídeo, responder todos nas redes sociais e no e-mail, e conciliar tudo isso com a leitura. Como eu trabalho (sou professora), faço pós graduação, e sou esposa e dona de casa (risos), as vezes acabo me atrapalhando um pouco na hora de dividir meu tempo entre meus amigos e família, o blog, as leituras e eu mesma. Rs. Em relação ao blog em si, até hoje não tive grandes dificuldades, que me deixassem frustrada ou triste, sempre achei que deveria vir no seu devido tempo e sem cobranças.

5. Teve alguma matéria em especial do ‘Nuvem Literária’ que mexeu com a sua emoção?

Juliana: Eu diria que o vídeo que gravei há pouco tempo (Querida eu mesma) para o canal e blog definitivamente foi a coisa que mais mexeu comigo, trouxe várias recordações a tona. Eu geralmente não sigo um roteiro nos meus vídeos, é tudo puro improviso, então não imaginei que na hora que eu estivesse falando para a câmera tudo aquilo apertaria tanto o meu coração, foram assuntos bem delicados e eu não consegui segurar o choro.

6. Qual personagem da literatura você mais se identifica?Caso queira citar mais de um(a), fique à vontade.

Juliana: Existem várias personagens que eu me identifico, na verdade quase em todo livro que lemos tem sempre alguma característica em alguma personagem que nos parece familiar, nos lembra a nós mesmos. Eu diria que eu me identifico muito não com uma personagem, mas sim com uma autora, a Jane Austen. Após ler tantas coisas escritas por ela e a respeito dela, biografias, artigos, as vezes eu sinto como se a conhecesse, como se pudesse ter sido sua amiga. Mas existem vários outros autores e personagens com quem me identifico, seria difícil enumerar, rs.

7. Como aqui no Caros Ouvintes também comentamos sobre literatura e cinema, e sabendo da sua admiração por essas artes, gostaria de saber se você nos revelaria quais os seus livros e filmes prediletos?

Juliana: Claro! Sempre me arrisco a dizer que meu livro preferido é O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë. Mas sou apaixonada por romances como os da Jane Austen, e mais contemporâneos, os da Jojo Moyes. Arrisco dizer também que meu gênero favorito sempre foi o Clássico, mas hoje em dia leio de tudo um pouco, distopias, young adults, infanto-juvenis e até terror! Em relação a filmes, é ainda mais difícil definer um favorite, pois de acordo com o Filmow eu já assisti mais de 1000 filmes, mas confesso que sou fã dos filmes do Robin Williams, todos! Existem filmes que são inesquecíveis pra mim, como a trilogia O Poderoso Chefão, Romeu e Julieta, O Iluminado, Amor e Inocência, O Escafandro e a Borboleta, O Jardim Secreto, A Onda, Miss Potter, Grease, A Cor Púrpura, Memórias de uma gueixa, A Princesinha, História sem fim, AI Inteligência Artificial, todos os filmes da Audrey Hepburn, enfim, são tantos!

8. Juliana, agradeço pela entrevista concedida ao site Caros Ouvintes. Desejamos progresso e cada vez mais sucesso em sua caminhada. Você gostaria de deixar um recado final ao pessoal que acompanha o seu trabalho e também para aqueles que ainda não conhecem o ‘Nuvem Literária’?

Juliana: Eu que agradeço o convite! Quero apenas agradecer a todos que acompanham e apoiam o Nuvem! Eu sei que tenho leitores assíduos e super carinhosos que estão sempre comigo ajudando a manter esse trabalho sempre de pé. Se eles não existissem, provavelmente o Nuvem também não existiria, então muito obrigada, de coração. Aos que ainda não conhecem, os convido a me fazer uma visita, seja no blog ou no canal e dar um “oi”, vamos conversar sobre livros!

Confiram abaixo o blog Nuvem Literária e também seu canal no youtube:

http://nuvemliteraria.com/
https://www.youtube.com/user/NuvemLiteraria
https://twitter.com/nuvemliteraria

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *