“Era do Rádio” será atração do 13º Encontro de Extensão da Udesc em São José

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentará o espetáculo “Era do Rádio” para o público em geral nesta quinta-feira, 19, às 20h, no Teatro do Centro Multiuso de São José. O evento faz parte da programação do 13º Encontro de Extensão da Udesc.

Os ingressos para o show, que são gratuitos e limitados, podem ser retirados pela população na Fundação de Cultura e Turismo de São José, no Centro Histórico, das 13h às 18h. O telefone da entidade é (48) 3259-2368.

No espetáculo, serão apresentados clássicos musicais das décadas de 40 e 50, da época de ouro do rádio, por alunos e professores do Centro de Artes (Ceart).?No repertório, estão composições de Dizzy Gillespie, Pixinguinha, Noel Rosa,?Ismael Silva, Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso, Vicente Paiva e Luiz Peixoto (Carmen Miranda).

“A Orquestra Acadêmica, a Big Band, o Grupo de Choro e o Madrigal, todos coletivos da universidade, participam da montagem”, destaca o coordenador de Cultura da Udesc, Ivan Tonon.

O espetáculo tem coordenação artística dos professores João Titton (Orquestra Acadêmica) e Cristina Emboaba (Big Band e Madrigal). “Já o acadêmico Eduardo Romão coordena o grupo de choro”, diz Tonon.

A circulação da “Era do Rádio” também integra o projeto Interiorizando Ceart, que divulga a produção artística e cultural da Udesc pelo Estado. Em 2017, o show já foi apresentado em Chapecó, Joinville, Florianópolis e Lages.

Evento acadêmico

O 13º Encontro de Extensão da Udesc será realizado entre esta quarta, 18, e sexta-feira, 20, no Centro Multiuso de São José, com extensionistas da universidade de todas as regiões catarinenses. A organização é da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), com apoio do Centro de Educação a Distância (Cead).

O tema desta edição é “Curricularização e cidadania ativa”, baseado na determinação do Plano Nacional de Educação (PNE) de que 10% das atividades curriculares da graduação sejam voltadas para a extensão.

“O 13º encontro se realiza num momento rico para a extensão da universidade”, conta o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão. “A extensão tem um alto teor revolucionário, mobiliza as pessoas. E essa relação gera pensamento crítico e põe em evidência o papel da universidade na sociedade.”

Disponível no site oficial, a programação será aberta com uma cerimônia às 18h desta quarta-feira, seguida de apresentação cultural e de uma palestra do professor Júlio Diniz-Pereira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que falará sobre o papel da extensão na formação de cidadãos ativos e na transformação social.

No segundo dia, integrantes das ações de extensão da Udesc se apresentarão em rodas de conversa, realizarão oficinas e mostrarão banners a partir das 8h30. Depois, às 18h30, o professor Daniel Pansarelli, da Universidade Federal do ABC (UFABC), abordará os rumos da extensão universitária brasileira.

A programação do encontro terminará na manhã de sexta-feira, com o lançamento do volume “Dez anos da Revista Udesc em Ação” às 9h e, na sequência, com a conferência “Curricularização e cidadania ativa”, que será ministrada pelo professor Etevaldo Silva, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Serviço

O QUÊ: Espetáculo “Era do Rádio”.
QUANDO: Quinta-feira, 19, às 20h, durante o 13º Encontro de Extensão da Udesc.
ONDE: Teatro Centro Multiuso de São José, Avenida Acioni Souza Filho, s/nº, Praia Comprida.
QUANTO: Evento gratuito, com ingressos limitados, disponíveis para retirada na Fundação de Cultura e Turismo de São José, no Centro Histórico, das 13h às 18h. O telefone da entidade é (48) 3259-2368.

(Udesc 18/10/2017)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *