Está no ar! O mundo é uma bola!

Na foto, da década de 1960, Oscar Vieira Filho (D) aparece ao lado dos colegas de jornalismo: Cyro Barreto (locutor), Vidomar Cardoso (radiotelegrafista), José Nazareno Coelho, (chefe), Jorge Cherem (redator) e Osmar Teixeira (locutor noticiarista).

O mundo é uma bola era o nome de um dos programas de auditório de maior popularidade pelas ondas médias da Rádio Guarujá AM 1420 kHertz, na cidade Capital e redondezas, nas décadas de 1940 e 1950. Muitos astros e estrelas da época, Pituca, Maria Alice Barreto, Acy Cabral Teive, Feliz Kleis, Waldir Brazil e Oscar Berendt, brilharam naquela época e continuam até hoje em nossa lembrança. Como relembra um dos construtores desse sucesso, o sonoplasta Oscar Vieira Filho – o Patinho como era conhecido e ainda é chamado na intimidade por alguns colegas contemporâneos de ginásio.

Pois o “Patinho” completa 82 anos hoje. Ele nasceu no dia 22 de abril de 1931.  O Patinho é um dos pioneiros radialistas de Florianópolis e figura entre os destacados sonoplastas produzidos pela Rádio Guarujá nos seus tempos de pioneirismo. Aliás, foi diretor dos operadores de som desde 1948, quando entrou na rádio até quando saiu em 1972, para assumir cargo técnico nos Correios. Ele lembra bem daqueles tempos: “A Rádio Guarujá começou como serviço de alto-falantes nos altos da Confeitaria Chiquinho, (atual Livraria Catarinense). A partir de 1943 Ivo Serrão Vieira, que era primo do Prefeito Rogério Vieira,  instalou o serviço de alto falantes Guarujá à Rua Felipe Schmidt, esquina com Trajano, a menos de uma quadra da Praça XV de Novembro.

A entrevista que você vai ouvir foi gravada precariamente com iPhone numa das cafeterias do bairro onde mora Oscar na manhã do dia 13/04/13.



0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *