Excelente iniciativa

A Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina, através do Centro de Educação Profissional Dr. Jorge Lacerda-CEDUP-JL, realizou, em Florianópolis, um Curso inédito em Santa Catarina.
Por Cesar Luiz Pasold

O Curso teve por título “Comunicação em Rádio e TV”, ministrado de março a julho de 2006, com o apoio da Federação das Entidades mantenedoras das Rádios Comunitárias, Rádios e TVs Educativas de Santa Catarina-FEMARCOM/SC. A Coordenadora do Curso foi a Professora Maria Nilda Martins e o Ministrante coordenador foi o Advogado e Professor MSc. José Braz da Silveira, este último Diretor da Rádio Biguaçu FM, Emissora Comunitária de Biguaçu/SC.
O objetivo fundamental do referido Curso foi “qualificar profissionais de comunicação, apresentadores, programadores e locutores de Rádios e TVs, dotando-os de conhecimento técnico, cultural e científico para exercerem suas atividades com maior eficiência”. Ele foi concebido a partir da constatação por parte de seus idealizadores da “sua real necessidade”, uma vez que “as emissoras de Rádio e TVs sentem a necessidade do aperfeiçoamento constante dos seus colaboradores para que estes possam prestar um serviço cada vez melhor à Sociedade”.
O Projeto do Curso de “ Comunicação em Rádio e TV”, enfatizou um aspecto muito importante da realidade e que merece divulgação : “ as Rádios Comunitárias, TVs e Rádios Educativas prestam seus serviços muitas vezes por meio da colaboração voluntária das pessoas da própria comunidade. Falta, entretanto, dotar estas pessoas de conhecimentos básicos de comunicação e expressão para que a Sociedade possa receber um serviço de maior qualidade. Praticamente todos os profissionais que atuam nas Rádios Comunitárias, o fazem em forma de serviço voluntário, entretanto, a Sociedade espera um trabalho exercido com eficiência. Muitas dessas pessoas não possuem elevada experiência na área , mas é visível o interesse em ampliar os seus conhecimentos”.
Os temas abordados no Curso foram : Comunicação e Expressão; História e Geografia Catarinense; Legislação específica; Comunicação Social; Ética na Comunicação; Arte de Comunicar, além de aulas práticas de locução.
Tive a honra e o prazer de ser o Ministrante do tema ÉTICA NA COMUNICAÇÃO e , convivendo por quatro horas aula com os Participantes do Curso, pude constatar a validade desta iniciativa e o elevado interesse e completa atenção dos Alunos oriundos de todas as regiões do nosso chão Barriga Verde. Excelente iniciativa! Parabéns aos seus promotores!!!
Que esta idéia extraordinária prolifere e mais Cursos dirigidos à qualificação  de quem trabalha  em veículos de comunicação de massa sejam ofertados, imediatamente, em nosso Estado!


{moscomment}

Categorias: Tags: ,

Por Cesar Luiz Pasold

Escritor, advogado e professor catarinense, é autor de 15 livros técnicos e co-autor de mais nove. Especificamente na área da comunicação, Cesar Pasold escreveu: Personalidade e Comunicação (2005), Técnicas de Comunicação para o Operador Jurídico (2006) e O Jornalismo de Moacir Pereira (2012).
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *