Experiência brasileira com testes de rádio digital terá painel no NAB 2009

A experiência brasileira com os testes do padrão IBOC de rádio digital será apresentada no NAB Show 2009, encontro mundial que reúne profissionais de comunicação e empresas fabricantes de soluções para a criação, distribuição e o consumo de conteúdos.

Promovido pela Associação Nacional dos Radiodifusores (NAB) dos Estados Unidos, o evento acontece entre os dias 17 e 23 de abril, em Las Vegas.

A convite da NAB, o assessor técnico da Abert, Ronald Siqueira Barbosa, apresentará o painel “Relatório sobre os resultados dos testes em estações AM e FM que utilizam o padrão IBOC” durante a Conferência de Engenharia em Radiodifusão.

Por mais de 80 anos, o NAB Show tem se caracterizado por mostrar ao mundo novas tecnologias colocadas a serviço dos diversos segmentos de comunicação, como rádio, TV, cinema, internet e telecomunicações.

Segundo Barbosa, a exposição sobre o relatório será importante para que outros países do continente conheçam a experiência brasileira com o padrão digital de rádio. Com cerca de 500 páginas, o relatório é o resultado de nove meses de trabalho de campo e análise de especialistas da Abert e do Laboratório de TV e Rádio Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O IBOC, fabricado pela empresa Ibiquity, foi testado em 2007.

Nesse período, o padrão norte-americano operou em caráter experimental em emissoras AM e FM de Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São Paulo. Foram analisadas as condições de transmissão e recepção e a robustez do sinal digital, com acompanhamento de engenheiros do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O documento foi entregue ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, no dia 9 de dezembro último, como contribuição ao governo brasileiro para a definição do sistema a ser adotado no país.

Assessoria de Imprensa Abert

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *