Fafich Lança Rádio em Revista

O Departamento de Comunicação Social e a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG lançam no próximo dia 20 de maio, sexta-feira, às 19 horas, na Casa do Jornalista, Av. Álvares Cabral, 400, a revista Rádio em Revista.Trata-se de uma publicação pioneira, especializada, que se propõe a veicular trabalhos acadêmicos sobre o rádio. Rádio em Revista reúne artigos de professores universitários e profissionais da área.

Em seu primeiro número, Rádio em Revista publica artigos de professores universitários e depoimentos de profissionais que atuam no meio radiofônico. Os depoimentos, com textos de Rachel Costa e Humberto Santos, foram obtidos através de entrevistas feitas com os professores Carmem Dulce Diniz Vieira, Elias Santos, Paulo Nehmy, Selmma Carvalho, Valdir Castro, Wemerson de Amorim, Fábio Martins e com os profissionais de rádio Christiane Rocha e José Lino. Os artigos são de autoria dos professores Carlos Mendonça, Fábio Martins, Gilmar Rocha, Luciana Andrade, Paulo Ribas, Yonne Grossi e Mozahir Salomão.

“Num país com as dimensões do Brasil, o rádio pode e deve tornar-se um instrumento da cidadania, por permitir que, em meio ao monopólio concentrado da mídia eletrônica, uma multiplicidade de vozes possa se manifestar”, ressalta a doutora em Comunicação e Semiótica, profª. Regina Mota, Chefe do Departamento de Comunicação Social da UFMG. O professor Bruno Souza Leal, doutor em Letras e Coordenador do Colegiado de Graduação em Comunicação Social, lembra que “a publicação organizada pelo professor Fábio Martins já nasce como referência para todos os ouvintes, sejam eles estudantes, estudiosos ou, principalmente, admiradores.” O prof. João Pinto Furtado, doutor em História e diretor da FAFICH diz que “o presente lançamento de uma publicação especializada, de caráter acadêmico, destinada a editar artigos, ensaios e resenhas em torno da radiofonia em  Minas Gerais, no Brasil e no mundo, é, sob todos os aspectos, digno de louvor e comemoração.”

Rádio em Revista foi financiada pela FAFICH e pela FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – que viabilizou parte da edição. Tem como editora a profª. Carmem Dulce Diniz Vieira. A produção foi da Cria, empresa júnior da UFMG, e o organizador, o professor Fábio Martins. Publicada na gestão da reitora Ana Lúcia Gazzola, sendo diretor da FAFICH o professor João Pinto Furtado.


{moscomment}

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *