Faltou o Rádio

Na década de sessenta, quando a televisão no Paraná, dava seus primeiros passos, o jornalista Luiz Renato Ribas lançou a revista TV-Programas. Um bom espaço da revista era reservado para o Horóscopo, assinado por Yuri de Nostradamus. Jamur Júnior

Tratava-se de um cidadão chegado de Indaial (SC), bem apessoado, insinuante, simpático e comunicativo. Durante algum tempo manteve o horóscopo da revista, ganhou notoriedade e mais tarde participou  do Jornal do Meio Dia na TV Paranaense. Foi o inicio de uma carreira longa e diferente. Com a popularidade adquirida na telinha, “Nostradamus” iniciou uma fase de consultas atendendo seus clientes conquistados entre os telespectadores.

Viajou para interior do estado atendendo a clientela atraída pela propaganda que fazia na TV. Contam que certa ocasião numa cidade próxima de Curitiba, teria dado uma cantada na mulher do proprietário do hotel onde se hospedara. O marido indignado reuniu alguns funcionários do estabelecimento e aplicou um competente corretivo que deixou fortes marcas. Exibindo vários hematomas e muito  humilhado, decidiu registrar queixa na delegacia local. Nessa ocasião deu entrevista para a TV, contando da surra que terminou com um banho forçado na piscina gelada do hotel . Depois disso sumiu da região.

Anos mais tarde surgiu em Belém, embrulhado num manto branco, com o nome de Inri Cristo. Abandonou o melodioso sotaque “Catarina” e adotou outro que parecia mistura de mineiro com sueco. Nos primeiros contatos com o público afirmou que havia realizado um período de meditação e jejum num deserto do Peru, quando teve a revelação de que era a reencarnação de Jesus Cristo. Ganhou até reportagem no Fantástico.

Voltou para Curitiba, conseguiu alguns adeptos e montou um pequeno templo no bairro Boqueirão, quando instalou a “Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade”. Sua aparição para a platéia curitibana foi feita com estilo; desfilava pelas ruas da cidade, sentado num trono, carregado por meia dúzia de pessoas e acompanhado por algumas jovens vestidas em mantos brancos e cara de quem tem passaporte carimbado para o céu.

Tudo indica que não conseguiu atingir o nível de sucesso pretendido em Curitiba e acabou instalando sua igreja em Brasília, onde há terreno fértil para coisas estranhas, inexplicáveis ou secretas. Nesse mesmo tempo outras iniciativas de criar igrejas novas, tiveram sucesso, especialmente para empreendedores religiosos que conseguiram comprar espaços no rádio, com a finalidade de conquistar fiéis, no maior número possível e com isso garantir condições financeiras pra crescer.

Para o “reencarnado” Yuri, sobrou exibição pública e faltou o Rádio.

2 respostas
  1. Rosimeri soares darosa says:

    graças a DEUS que faltou a radio, pois para ele é um engano de si própio.não acredito neste homem.deixe ele fora das nossas radios.tenho a certesa que o radialista ejornalista,JAMUR JUNIOR concorda com a minha opiniâo.um abraço de coração senhor JAMUR JUNIOR. tenho orgulho do senhor.

  2. Kalila Delmont says:

    Eu discordo de vc Rosimeri, desejo ouvir Inri Cristo, aliás, muitos anseiam por ouvi-lo.

    Sua história é digna de um filme…quem conhece profundamente se surpreende com sua forma de ser e de ensinar.

    Acessem seu site oficial http://www.inricristo.org.br e vejam quantas coisas interessantes ele está propagando para a humanidade.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *