Feriados

– Coisa linda, mais um feriado, aliás, neste mês de abril, 2 feriados. Pensando melhor, se contar do dia 3 abril, a sexta-feira santa até a sexta-feira 1º de maio, 4 semanas, são 3 feriados. Sim, porque entra o feriado de Tiradentes e dia do Trabalhador. Mas, espere aí. Para quem mora no município de Palhoça na grande Florianópolis são 4 feriados. É como se fosse 1 feriado por semana. Maravilha.

– Que droga. Contei que em quatro semanas, da sexta-feira santa até sexta-feira 1º de maio, dia do trabalhador, 4 dias de feriados. Isso para nós no comércio é ruim. Atrapalha e muito.

Do qual comentário o leitor faz parte? Se do primeiro é porque teve um mês com períodos de descanso muito bons. Se do segundo, com certeza teve alguns prejuízos financeiros. Vai recuperar, mas atrapalhou. Agora só em 4 de junho, uma quinta-feira.

Essa história de ficar contente ou não com feriados varia muito. Depende da nossa profissão, do nosso ganha pão. Para alguns é só alegria e para outros não. E há aqueles que trabalham normalmente nos feriados. As situações variam, mas não se pode negar que – o não trabalhar em feriados não é como era antes – Hoje, os supermercados, por exemplo, fecham em poucos feriados. Talvez dois ou três por ano e olha lá. Como os supermercados abrem e esses hoje oferecem muitos serviços às cidades não param por completo. Fica algo meio incerto. Paro ou não paro? Abro ou não abro? Trabalho como barbeiro e comunicador. No jornalismo escrevo crônicas em jornais e no Portal Caros Ouvintes. No rádio produzo e apresento um programa semanal. Entre outras atividades chego ao final de abril e percebo que estou há 60 dias sem tirar 1 dia completo de folga.

Disse dia completo. Por vezes trabalho o dia todo, ou só pela manhã, ou à tarde, ou à noite, mas folga completa faz dois meses. Então vou me dar esse presente. Dia do trabalhador, final de semana. É isso. O sítio da minha irmã caçula, Cristiane e meu cunhado, Telmo, em São João Batista.

Um final de semana para jogar sinuca, andar a cavalo, comer, beber, relaxar. Isso é difícil para um sujeito ansioso como eu que costuma levar algum tipo de serviço para esse lugar maravilhoso. Dessa vez vai ser diferente. Meu ganha pão está lá no segundo comentário. Assim tem sido desde criança. Só dessa vez não vou fazer o segundo comentário. Vou fazer de conta que tenho condições de aplicar a mim o primeiro.

Não sei onde o leitor (a) estará, mas espero que tenha um ótimo feriado e final de semana, seja trabalhando ou descansando. Pelo que lembrei, ainda teremos 6 feriados este ano. Aproveite.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *