FIESC entrega Prêmio de Jornalismo

8cb632f93545d08db3db507abc8ba88dA Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) entregou o Prêmio FIESC de Jornalismo 2013, nesta sexta-feira (29). Foram agraciadas as jornalistas Larissa Thomé Schmidt e equipe, da RBS TV/Globo News, de Florianópolis, e Dagmara Spautz, do jornal O Sol Diário, de Itajaí, respectivamente nas categorias audiovisual e texto. Já as estudantes Francisca Nery e Paula Salvador, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberam a homenagem em Destaque Acadêmico. A solenidade foi realizada em reunião de diretoria da FIESC, em Florianópolis.

“Queremos incentivar os bons jornalistas e estudantes para que escrevam, avaliem nossa economia e sugiram medidas e ações para que possamos com nosso trabalho melhorar ainda mais Santa Catarina”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. Ele destacou que o industrial investe e expande seus empreendimentos não pela parte física, obra civil e equipamentos, mas para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e suas famílias. Côrte disse ainda que os empresários colocam em risco os investimentos, enfrentam dificuldades como a burocracia do governo, que impede maior desenvolvimento de novos investimentos. “Temos claro qual é a nossa missão. Não queremos o lucro por si mesmo. Queremos o lucro para que haja reinvestimentos, para pagar melhores salários e para que possamos crescer em Santa Catarina junto com trabalhadores e suas famílias”, afirmou.

A equipe composta por Larissa Schmidt, Fabio Cardoso, Faroni Mendes, Eliane Camolesi e Raquel Andrade recebeu o prêmio na categoria Audiovisual com a reportagem “Ewel – Indústria de Esmaltados”, veiculada na Globo News. Na mesma categoria, Eduardo Cristófoli (da RBS TV Chapecó) recebeu menção honrosa pela reportagem “Geração Empreendedora”.

“Esse prêmio é uma das maneiras que a FIESC tem de cumprimentar o jornalismo pelo papel que tenta fazer de revelar o que existe por trás de números e outras questões econômicas consideradas árduas para o expectador”, afirmou Larissa Schmidt, que falou em nome dos vencedores. Ao contar um pouco da experiência na produção da matéria que lhe rendeu o prêmio, ela disse que ao chegar na fábrica acabou encontrando histórias de vida e empreendedorismo. “É isso que a gente procura revelar nesse tipo de reportagem”, destacou.

Na categoria Texto, Dagmara Spautz foi premiada com a reportagem “Um oceano de oportunidades”. A equipe composta por Simone Kafruni, Daisy Trombetta, Darci Debona, Pablo Gomes, Danilo Duarte, Larissa Guerra, Janaina Cavalli, Charles Guerra, Sirli Freitas, Guto Kuerten, Júlio Cavalheiro, Flavio Neves, Renato Nascimento, Fernando Ferrary e Alessandra Ogeda recebeu menção honrosa pela série “SC Potência Econômica”, publicada pelo Diário Catarinense.

A reportagem “Inventores brasileiros enfrentam burocracia” de Francisca Nery e Paula Salvador foram agraciadas na categoria Destaque Acadêmico.

Os vencedores nas categorias Texto e Audiovisual receberam o prêmio de R$ 15 mil cada. O prêmio na categoria Destaque Acadêmico foi um tablet iPad 4 32 Gb.

“Quero em nome da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) agradecer a oportunidade de poder estar no prêmio que reputo como o mais importante da imprensa do Estado. Para nós é um orgulho”, afirmou o presidente da entidade, Ademir Arnon.

Foto: Fernando Willadino | Dâmi Cristina Radin |Assessoria de Imprensa da FIESC | 48 3231-4670 | 48 8421-4080 | [email protected]

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *