Filme a cobertura da guerra será lançado na Fundação Badesc

Na quinta-feira, 21 de janeiro, às 19h o Cineclube da Fundação Cultural Badesc será o cenário para o lançamento do DVD GUERRA.DOC, da jornalista Vanessa Pedro.

CAPA DVD GUERRA.DOC

O projeto é uma série de entrevistas em vídeo com correspondentes de guerra no Brasil e nos Estados Unidos, para tratar da forma como os meios de comunicação produzem interpretações sobre a guerra e contar sobre as experiências pessoais dos jornalistas em zonas de conflito.

Em GUERRA.DOC foram entrevistados 15 jornalistas nas cidades de São Paulo, Brasília, Porto Alegre e também em Nova York. No DVD constam cinco entrevistas de 30 minutos cada e que foram editadas separadamente no formato de série. Os jornalistas entrevistados deste primeiro volume são os brasileiros José Hamilton Ribeiro (guerra do Vietnã), Lourival Sant’Anna (guerras da Irlanda do Norte, do Iraque, do Líbano, na Faixa de Gaza, na Síria, entre outros), Kennedy Alencar (guerras em Kosovo e no Afeganistão), o norte-americano Mike Kamber (guerras no Iraque, no Afeganistão e outras) e o português Carlos Fino (guerras da Chechéni, no Kosovo e no Afeganistão).

“Eu mesma gravei com duas câmeras e eu mesma cuidei de enquadramento, gravação, decupagem, roteiro e também do som. Eu queria muito utilizar outra forma de refletir dentro do universo acadêmico e também produzir um material que pudesse ser levado para mais pessoas e inclusive, que possa ser utilizado para debater sobre jornalismo nas escolas de Comunicação. Dessa mistura de possibilidades saíram inclusive as escolhas estéticas de GUERRA.DOC. Escolhi aparecer no documentário porque o diferencial dele era ser o resultado de um diálogo entre a pesquisadora, que sou eu, que estudava cobertura de guerra, e os entrevistados, que são ou foram correspondentes de guerra”, declara Vanessa.

GUERRA.DOC faz parte da pesquisa de pós-doutorado de Vanessa, concluída na Universidade de São Paulo e na Columbia University, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e apoio da Federação dos Trabalhadores no Comércio em Santa Catarina (Fecesc).

O primeiro volume do DVD GUERRA.DOC poderá ser adquirido no lançamento na Fundação Cultural Badesc pelo valor de R$ 20 ou pelo e-mail vanessapedro1975@gmail.com. “Além desse, outro volume também será produzido um segundo com outras entrevistas e também tenho a ideia de uma edição conjunta em forma de documentário”, adiantou Vanessa que registrou que se houver financiamento o projeto pode continuar porque outras entrevistas estão agendadas.Vanessa Pedro  e kennedy Alencar

Sobre Vanessa Pedro: jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado e doutorado em Literatura na mesma instituição. Produziu pesquisas de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Universidade de São Paulo (USP). Esteve na Universidade de Columbia como Visiting Scholar. A jornalista retornou a Florianópolis em 2014.

Serviço:

O que: Lançamento do DVD GUERRA.DOC, de Vanessa Pedro.

Quando: 21 de janeiro, quinta-feira, às 19h

Local: Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – Fone: (48) 3224-8846

Quanto: Entrada gratuita

 

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *