Gentil Camilo Nascimento Filho, o Gentil do orocongo

Gentil do Orocongo. Foto: AN Anexo 1998

A edição desta semana do programa Pelas Ruas da Minha Cidade além do encanto com que a apresentadora Cláudia Barbosa conduz tem outro atrativo  que é quase uma exclusividade: a entrevista com o músico e compositor que também constrói o seu próprio instrumento: Gentil do Orocongo. É curioso e instigante você ouvir a história do tocador e do próprio instrumento. É como se a gente entrasse num outro plano astral e descobrisse um mundo muito diferente dos estereótipos que a sociedade de consumo construiu e está tendo que carregar nas costas. (Conversão do arquivo de vídeo para áudio: André Celeste)

Gentil Camilo Nascimento Filho, o Gentil do Orocongo, é morador do Mont Serrat, no Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis. Ele é um dos únicos divulgadores e popularizadores do Orocongo. Instrumento musical de origem africana.

Gravou um disco pela coleção nacional “Cantando e Contando Histórias” que inclui canções populares e de sua autoria. Com frequência caminha pela área do Mercado Público, onde vende e divulga sua arte. O orocongo é um cordofone (instrumento musical em que o som é produzido por uma corda em vibração) tendo como antecessor o berimbau. Na forma lembra um violino mais rústico. É confeccionado com casca de coco ou fruto do porongo. Nesta semana em que iniciou a décima primeira festa das nações, flagramos o Gentil tomando sua cervejinha, cantando e tocando no Bar do Seu Zezinho (Box 36A).

Gentil já se apresentou e fez shows em vários estados do país, inclusive no nordeste, e é considerado o único no Brasil a tocar este instrumento. Seu repertório é baseado nas tradicionais músicas de roda afro e nas músicas da cultura açoriana. (Postado por Márcio Vieira de Souza no site do Mercado Público de Florianópolis, no dia oito de setembro de 2008).

Foto: Marcio Vieira de Souza

Para saber mais veja as matérias:

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2091654.xml&template=3898.dwt&edition=10401&section=213

http://www.overmundo.com.br/agenda/sonora-brasil-crioulo

http://mercadopublicofloripasc.blogspot.com/2008/09/flagrantes-do-mercado-pblico-gentil-do.html

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *