Gerações de contemporâneos

A Fundação Cultural Badesc lança na quinta-feira, 20 de março, às 19 horas, o livro Fragmentos – Construção 2: Imagem – acontecimento, organizado pelas professoras Rosângela Miranda Cherem e Sandra Makowiecky e com textos de colaboradores. A edição é de Néri Pedroso, com design de Chris Dalla Costa.

Em sua maioria com artigos das organizadoras, o segundo número da publicação Fragmentos – Construção trata da arte contemporânea produzida em Santa Catarina, com enfoque sobre 12 artistas e as participações do estado nas Bienais de Arte de São Paulo.

Os textos do livro são compartilhados por Rosângela e Sandra com Marli Henicka, Clara Silveira, Andreza Gomes, Vanessa Bortucan de Oliveira, Lúcia Bahia, Ana Carla Brito, Giorgio Vicenzo Filomeno, Letícia Cobra Lima e Sandra Regina Ramalho e Oliveira.

Os artistas abordados são Elke Hering, Jayro Schmidt, Lela Martorano, Paulo Gaiad, Luiz Henrique Schwanke, Walmor Corrêa, Julia Amaral, Jandira Lorenz, Fabiana Wielewicki, Nara Milioli, Linda Poll, Doraci Girrulat.

Em 2010, Rosângela e Sandra lançaram o primeiro volume da coleção, tratando do academicismo e modernismo em Santa Catarina, e agora abordam a geração contemporânea. “O livro não esgota todas as possibilidades, e foram feitas algumas escolhas motivadas por afetividades, pelo caráter poético da linguagem dos artistas e por escolhas dos próprios convidados”.

Conforme as organizadoras, o livro compõe com duas gerações, desde Jandira, Doraci, Jayro, Elke, e Schwanke, com obras surpreendentes feitas nos anos 60, 70 e 80, aos mais jovens, além de tratar das 13 participações de catarinenses na Bienal de Sao Paulo , até a mais recente, de Fernando Lindote, na edição de 2010.

O livro contou com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), via Capes e Udesc, e será vendido ao preço de R$ 50,00 no dia do lançamento. Os valores com a venda será revertido para a Associação dos Amigos do Museu da Escola Catarinense.

O quê: Lançamento do livro Fragmentos – Construção 2: Imagem – acontecimento, organizado por Rosangela Miranda Cherem e Sandra Makowiecky.
Quando: quinta-feira, dia 20 de março, às 19 horas.
Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis.
Quanto: gratuito
Contato: Sandra Makowiecky no (48) 9983-0399

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *