Gestão e marketing em agências de comunicação

A ACP – Associação Catarinense de Propaganda acaba de fechar parceria para a realização de uma pesquisa sobre Gestão e Marketing em Agências de Comunicação específica para Santa Catarina.

[ Por Luiz Carlos Pereira ] 

O projeto será Coordenado pelos Professore Aléssio Bessa Sarquis, doutorando em Administração de Marketing pela FEA/USP e Professor da Faculdade Cenecista de Joinville e do Centro Universitário de Jaraguá do Sul; e pela Professora Ana Akemil Ikeda, Doutora em Administração de Marketing pela FEA/USP e Professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP além de ser a Coordenadora de projetos de pesquisa da FIA/USP.   O Objetivo da pesquisa é desenvolver um modelo de gestão aplicável às agências de comunicação do estado de Santa Catarina. A idéia nasceu após um levantamento inicial onde ficou claro  que as agências necessitam de um modelo diferenciado de gestão de negócios. As novas tecnologias e transformações no mercado empresarial, exigem técnicas e estratégias inovadoras na gestão das agências. Com a falta de publicações e literatura em nível nacional sobre gestão de agências de comunicação, a ACP resolveu abraçar o projeto em parceria com os professores.
A pesquisa será exploratória, de natureza qualitativa e de abordagem direta, através de entrevista pessoal, nas instalações das agências. As agências parceiras receberão um relatório gerencial com os resultados e análise de dados e propostas de recomendação para a melhoria da prática de gestão e marketing da organização. Importante ressaltar que as agências participantes não terão qualquer custo com a participação, relatório gerencial e recomendação de melhorias apresentadas.

A ACP está dando continuidade ao seu projeto de profissionalização do mercado e qualificação profissional, por entender que o Negócio da Comunicação precisa se adequar a uma nova realidade empresarial.

Santa Catarina será o único mercado com  um trabalho desse nível e passará a ser referência no meio acadêmico nacional.

Conteúdo da Pesquisa

Segmentação, diferenciação e posicionamento – Mercado-alvo, forma de abordagem de mercado, segmentação de mercado, diferenciação, posicionamento.

Mix de produtos – Portifólio de serviços, serviços / bens de apoio, fixação de padrões de qualidade dos serviços, padronização x customização, garantias de serviços, gestão de marcas, desenvolvimento de novos serviços.

Mix de preços – Sistemática de determinação de preços, estratégias de preços, gestão de estratégica de preços, estruturas de custos.

Mix de distribuição e logística – Intermediários de distribuição, contratação de intermediários, cooperação dos intermediários, avaliação do desempenho de intermediários, gestão de demanda, gestão de capacidade de serviço, processo de entrega de serviços, localização das instalações de serviços, tempo e prazo de atendimento de serviços, sistema de informações.

Mix de comunicação e vendas – Processo de comunicação de marketing, estratégias de comunicação de marketing, propaganda, relações públicas, promoção de vendas, marketing direto, venda pessoal.

Mix de pessoas – Gestão do pessoal de serviços, de gerentes e supervisores, de clientes e relacionamento com clientes e gestão de outros clientes e da cultura organizacional de serviços.

Mix de processos – Gestão de encontros de serviços, de participação do cliente, da qualidade dos serviços, da produtividade dos serviços, da satisfação dos clientes e da recuperação dos serviços.

Mix de evidências físicas – Evidência do cenário dos serviços, evidências do pessoal de serviços, evidências da comunicação não pessoal, evidências de outros clientes e outras pessoas.

*Luiz Carlos Pereira é presidente da ACP – Associação Catarinense de Propaganda.


{moscomment}

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *