GOL FANTASMA

Em 1960 o Campeonato Paranaense de Futebol Zona Norte estava sendo decidido na cidade de Mandaguari. O Londrina F.C enfrentava o time da casa com vantagem do empate para ser campeão. De Londrina a Mandaguari existia apenas uma linha telefônica para transmissões de jogos de futebol. As emissoras faziam sorteio a cada partida.
Por Jamur Júnior

Nesse dia a sorteada foi a Rádio Londrina que mandou para Mandaguari seu narrador José Maria de Brito. Para não ficar para trás, a Rádio Paiquerê que tinha no comando da equipe esportiva o competente Willy Gonzer, anunciou que também estaria transmitindo. 
Willy ficou no estúdio em Londrina ouvindo a emissora concorrente e dublando a narração do jogo. A partida empatada em um a um estava nos minutos finais e deixava a torcida londrinense eufórica.
Aos 45 minutos do tempo final o juiz apita um pênalti a favor do Mandaguari. O técnico do time manda seu melhor cobrador de pênaltis pensando em garantir a vitória e o titulo de Campeão da Zona Norte. Quando o jogador do Mandaguari arruma a bola na marca do pênalti, ocorre uma queda de energia e a transmissão do jogo é interrompida.
No estúdio da Rádio Paiquerê em Londrina, Willy Gonzer, que vinha dublando a transmissão com desenvoltura ficou sem o som da emissora concorrente e começou a fazer hora, com longas considerações, aguardando o restabelecimento da irradiação.
– “O ambiente esta tumultuado no campo. Os jogadores cercam o juiz que marcou a penalidade máxima. Alguns empurrões. Torcedores estão agitados. Diretores do Londrina querem pegar o árbitro”,
E assim Willy Gonzer foi “ganhando tempo”, até que um diretor da emissora deu a ordem.
-É melhor narrar já esse gol, porque a energia pode levar tempo para voltar e o jogador do Mandaguari é exímio cobrador de pênaltis.
Willy Gonzer na seqüência narrou a cobrança, enfatizando que ela havia sido feita com maestria pelo atacante.
– “O Mandaguari é o campeão”, afirmou o famoso narrador, dando aos ouvintes a impressão de que realmente transmitia ao vivo.
Quando a equipe chegou à noite em Londrina soltando foguetes, a torcida silenciosa não entendeu nada. Só então os londrinenses ficaram sabendo que o atacante do Mandaguari havia perdido o pênalti e que o Londrina sagrou-se campeão.

Categorias: Tags: ,

Por Jamur Júnior

Radialista e jornalista e foi apresentador noticiarista de rádio e televisão em emissoras de Curitiba e Florianópolis. É autor dos livros Pequena História de Grandes Talentos contando os primeiros passos da TV no Paraná e Sintonia Fina – histórias do Rádio. Jamur foi um dos precursores do telejornalismo em Curitiba.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *