Grandes radialistas… Cyro Barreto e outros

Cyro, um dos mais bonitos padrões de voz de Santa Catarina em importante noticiário pela Guarujá: O Deputado Evelásio Vieira ocupou a tribuna para dizer que em Santa Catarina existe injustiça em relação a muitos municípios. O parlamentar disse que no ano passado a atual administração blumenauense arrecadou a importância de onze mil setecentos e trinta e oito cruzeiros e novecentos e noventa centavos…

0090 – JOTA JOTA – ITAJAÍ
Começou atuando no rádio-teatro, programa Cinema em Casa, do Carlos Xavier, pela Rádio Clube de Itajaí. Uma cena focalizava o Jota Jota passando uns maus bocados na neve, com um pangaré puxando o seu trenó. Lá pelas tantas parou, desceu prá fazer não sei o quê e voltou. Pegou as rédeas: “Vamos pangaré… Upa! Upa!” Mas o contra-regra nada. Não fazia o barulho característico. O Jota começou a botar “cacos”, saindo do script. Quando esgotou o vocabulário extra, muito nervoso, saiu-se com esta: “Puxa vida! Este cavalo não quer pegar!

0091 – NELSON ROSEMBROCK
Rádio Clube de Blumenau: Qual o seu nome, linda jovem?
– Rosa.
– Rosa… Rosinha… Ô Rosa, quando foi que te desfolharam…?

0092 – COLOMBO DO PARANÁ
Idos de 1957, ano em que comecei a juntar historinhas do Rádio. Muitas delas inéditas até hoje. Na sonoplastia, Ivo Sant´Anna. Em cena, os fabulosos Fritz Bassfeld, Wernier Araújo, Hamilton Correa e Ayrton Goulart. Capítulo de Mistérios Dentro da Noite, de Wanderley Dias. A cena: a ponte caiu; tempestade. Com muito esforço chegam à outra margem. Fome. Cabana abandonada.
– Olha… Tem panelas!
– Olha! Tem arroz… Ih! Tá estragado.
– Mas tem batatas…
E fizeram a comida. Lá pelas tantas, com a frase do Wernier, o capítulo ruiu como a ponte e o Ronaldo Stresser dono da Rádio telefona suspendendo o espetáculo de risos. Só porque o Wernier dissera à mesa:
– Frits, passe-me as batatas…

0093 – RENATO MABA – BLUMENAU
Os personagens de Walt Disney visitam Blumenau, por conta de Hermes Macedo, a grande loja de Blumenau. Lá está Renato Maba transmitindo o acontecimento.
Algumas de suas célebres “tiradas”:
– Nós vamos trazer ao microfone da Difusora os personagens de Walter Disney, mas conforme informações do Gerente, Sr. Pfau, os personagens não falam.
– O meu muito até logo!
– As crianças entram por uma fila e saem por outra…
– Estão entrando à minha direita… (Qual lado seria o lado direito em Rádio…?).

0094 – ALFREDO SILVA – Tubarão SC
Na cidade de Tubarão, onde Alfredo prestava seus serviços, de início já lhe deu vontade de desistir quando, num dos textos, conseguiu vender pulôver a metro.
Mas os Homens-Faróis não desistem. Dias depois, ao anunciar a nota de falecimento de determinada pessoa, complicou a jogada de tal forma que o texto saiu assim:
– Convidando os parentes e amigos para o falecimento do senhor (fulano de tal) amanhã, às 14 horas.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *