Grupo RIC anuncia a contratação do jornalista Luiz Carlos Prates

Gaúcho de Santiago, Prates tem uma longa trajetória no jornalismo do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina onde trabalhou nos veículos dos Grupos RBS e SCC. Neste, teve duas passagens no SBT Santa Catarina após sua saída da RBS.

Veterano da palavra pratica o jornalismo há 58 anos mantendo uma incrível disposição para grandes jornadas. “Venho com nova energia para este reinício e novos desafios”. Nesta segunda feira, 23/04, Prates estreia no jornalístico Regional da RIC TV Record Itajaí.

Trajetória
Sua carreira começou no final dos anos 50, quando se apaixonou pela profissão. “Foi a histeria dramática de um narrador de futebol no rádio, na Copa de 58, que me fez querer ser jornalista. Eu queria ser aquele narrador”, conta. Jornalista consagrado, Prates diz que irá contribuir com sua energia e paixão pelo humanismo e terá participação nas plataformas de televisão, jornal e internet do Grupo RIC.

Despertada a paixão, começou a tentar alguns trabalhos, participou de show de calouros, sendo recusado várias vezes. Até que em 1960 conseguiu emprego como narrador esportivo na Rádio Porto Alegre. E narrou jogos de futebol por 25 anos, tornou-se comentarista esportivo, apresentador e colunista em jornais e telejornais, em várias emissoras no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Em 1967, iniciou como repórter da Voz da América – emissora oficial dos Estados Unidos – no Brasil onde atuou por cinco anos. “Lá eu aprendi, com os americanos, que a gente sempre tem que lutar pelo primeiro lugar, esse é o objetivo, ser o melhor”.

O amor pela profissão é tanto que muitas vezes a vida pessoal teve que esperar. Até o próprio casamento. “Cheguei atrasado na igreja porque estava fazendo a cobertura de uma prova de natação no Grêmio Náutico gaúcho”, relembra. “E essa foi a fase mais desgastante porque naquela época narradores esportivos viajavam muito para acompanhar as partidas e jogos, meus filhos eram pequenos… mas quando minha esposa me conheceu, eu já fazia isso”, pondera.

Luiz Carlos Prates é casado e tem duas filhas e um filho. No trato com as pessoas é muito sereno, gentil e acolhedor, mas muitas coisas o deixam furioso, fazendo com que exploda durante seus comentários. “A desonestidade, as segundas intenções, o oportunismo, pessoas que acham que todos são otários e podem ser enganados, pessoas que jogam com sua pequenez tentando o engrandecimento que na verdade ofende, esse tipo de ação com esse tipo de gente, não! Comigo não passa”, explica.

(Fonte: Acontecendo Aqui, 21/04/2018)

 

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *