Grupo RIC conquista a maior premiação ambiental do Sul do Brasil

Empresa promove ações ecoeficientes, com a compra de carbono, captação de água da chuva e uso consciente de papel.

AF Anu´n Pg Noti´cias do Dia 26.1x35cm

Uma empresa de comunicação, além de promover, informar e entreter precisa dar exemplos, gerar ações positivas e contribuir com a sociedade. Com base nesta premissa, desde 2011 o Grupo RIC desenvolve ações sustentáveis com o intuito de preservar e respeitar o meio ambiente. O principal projeto, que neutraliza a emissão de carbono nas atividades da empresa, destacou-se no 23º Prêmio Expressão de Ecologia, um reconhecimento às melhores ações ambientais da Região Sul do Brasil.

A iniciativa, pioneira entre as empresas de comunicação, concorreu com 129 cases e foi avaliada por 10 profissionais que atuam na área ambiental. O “Troféu Onda Verde” será entregue no dia 26 de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, sendo o maior reconhecimento ambiental do país no segmento empresarial.

O primeiro passo foi realizar o plantio de 8.000 mudas de árvores nativas do Estado de Santa Catarina, totalizando 17 espécies. O intuito foi compensar as emissões anuais de dióxido de carbono na sede da empresa em Florianópolis, e nas outras cinco praças onde atua: Joinville, Blumenau, Itajaí, Chapecó e Xanxerê.

Em 2013 a ação foi ampliada quando o Grupo RIC passou a comprar créditos de carbono voluntário. Foi contratada a empresa Max Ambiental, que atua no mercado de carbono desde 2003, e foi pioneira, no Brasil, no desenvolvimento deste projeto. Com isso a empresa de comunicação conquistou a certificação Carbono Neutro e em 2015 o Prêmio Fritz Müller, realizado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

Ações sustentáveis

Além da neutralização de carbono o Grupo RIC implementa ações internas com o intuito de ser cada vez mais sustentável. A empresa investiu em janeiro de 2016 na captação e aproveitamento de água da chuva na sua sede em Florianópolis. Um sistema de canos abastece uma caixa d’água de mil litros e posteriormente a cisterna da empresa, espaço que armazena até 50 mil litros de água.

A água armazenada é utilizada para a limpeza do prédio e para abastecimento do sistema de prevenção de incêndio (hidrantes). Com o investimento a economia chegou a cerca de 125 litros de água por dia, quantidade suficiente para abastecer por 15 dias uma residência de dois moradores, trazendo economia e deixando de utilizar a rede de abastecimento local.

As ações afetaram também a rotina dos colaboradores desde que foi implantada a conscientização do uso de papel na impressão de documentos. O resultado foi gradual, atualmente a empresa alcançou a redução de 28% no uso de folhas, uma economia de aproximadamente 12 mil folhas por mês.

A iniciativa de ser uma empresa ecoeficiente vem ao encontro do que o Grupo RIC sempre defendeu em seu conteúdo editorial: valorizar o regionalismo e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Estado. As características são defendidas na campanha institucional Somos Bem Santa Catarina, mostrando que o Grupo RIC vive o Estado e promove o seu desenvolvimento.

(Grupo RIC, 23/02/2016)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *