Guararema AM São José, 31 anos

Rádio Guararema Ltda – ZYJ 816 – 1.230 KHz – www.radioguararema.com.br

Parcial do estúdio. Divulgação

A segunda emissora AM de São José teve no esporte um dos seus grandes momentos. Pelos seus microfones desfilaram vozes experientes e famosas como as de Roberto Alves, Paulo Brito, Gastão Dubois, Vicente Luís, Miguel Livramento, Hélio Costa, Polidoro Júnior, Toni Nicolas, Ronaldo Pedrini, bem como os novatos, estudantes de jornalismo ainda, Ricardo Medeiros e Carlos Eduardo, o “Cacau Lino”, hoje comentarista do canal SportTV.

A documentação histórica da Rádio Guararema tem início com o contrato social da constituição da sociedade mercantil Rádio Guararema Ltda, em 1982. São seus fundadores o economista Oadi João Pereira, o advogado João Moura Neto, o funcionário público Constâncio Krummel Maciel, o comerciante Walmor Schmidt, o funcionário público Alberto José da Silva e o engenheiro civil Celso Vietro. O contrato foi registrado na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, em 21 de setembro de 1982.

Do ponto de vista operacional, a Rádio Guararema teve sua primeira licença para atuar com um quilowatt de potência, mas mesmo antes de iniciar as transmissões a licença havia sido ampliada para 10 quilowatts. A autorização para o aumento de potência foi publicado no Diário Oficial da União de 03 de fevereiro de 1984 .

Os novos controladores da concessão tiveram de enfrentar sérios problemas técnicos quando tentaram colocar o sistema irradiante na mesma torre em que já operava a TV Cultura de Florianópolis, recentemente adquirida pelo Grupo Freitas. Em seu relatório, a pesquisadora Célia Regina Nocetti assinala que “Após inúmeros problemas técnicos somente em 23/02/1987 a emissora retornou às suas atividades e entrou no ar com apenas 1 KW de potência”.

Ainda em 1987, a Rádio Guararema recebe sua licença com direito ao prefixo ZYJ-861 – e passa a operar comercialmente transmitindo com a potência de 10.000 watts.

Vencida essa etapa, agora sob a direção de Ismael Fabião, a emissora entra decididamente na concorrência do rádio AM da região da Capital. Em abril de 1997 a concessão é transferida oficialmente da RCE para Cesar Antônio de Souza e Mauro César Basílio.

A rádio Guararema oferece uma programação popular e outros ingredientes que chamam a atenção do ouvinte. A grade de programação da emissora dá destaque à música sertaneja, tradicionalista, pagode e samba, além de dedicar espaço para música romântica e canções do passado.

O diferencial da Rádio Guararema é o espaço aberto para a população registrar os problemas da comunidade e reivindicar das autoridades sua solução. A participação de ouvintes é constante em todos os programas da Guararema.

As promoções e eventos realizados pela emissora também chamam a tenção dos ouvintes. Nos eventos e promoções a rádio possibilita, muitas vezes,  encontros de fãs com os cantores de grande sucesso, distribui brindes e sorteia prêmios.

Propostas irreverentes também incrementam a Guararema, para isso, programas como “Show da Guararema” já saiu do estúdio e foi apresentado ao vivo diretamente de ruas e festas de municípios. A intenção é aproximar ainda mais o público da realidade de um programa que é acompanhado somente através do aparelho radiofônico.

Desde agosto de 2007, entre as atrações de maior sucesso estão “Bom Dia Guararema” com Hamilton Reginaldo; “Clube do Ouvinte”; “Show da Cidade”; “Super Parada Guararema”; “Recados do Coração” e Hora do Indignado, com apresentação de Jota Pacheco, um programa sem censura que dá ouvidos à comunidade. O programa “Show de Guararema”, de segunda a sexta-feira, das 11h às 12 horas, vai ao ar para toda a rede Guararema, integrando região do Vale do Itajaí, Brusque e Blumenau com toda a grande Forianópolis num só momento no qual os ouvintes têm o seu espaço para mandar aquele alô para quem está em outra cidade.

A Rádio Guararema tem importante atuação comunitária, além da participação constante dos ouvintes e de levar o estúdio para as ruas.

Em 2009 a Guararema lançou a campanha “Amigos em Ação”, com o objetivo de promover  a cidadania e a inclusão social da população de Santa Catarina.

Atualmente a rede inclui a Guararema 107,7 FM, Vale do Itajaí e Litoral norte do Estado; e Guararema 103,5 FM, Blumenau.

[Memória da Radiodifusão Catarinense. Antunes Severo e Marco Aurélio Gomes (organizadores). Projeto ACAERT. Florianópolis: Editora Insular, 2009].

Categorias: , Tags: , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *