HB 159: a inundação e os prejuízos

Por volta de vinte e dois… vinte e três de setembro desse mesmo ano o novo município foi vítima de uma grande e triste ocorrência. As águas do Itajaí-açu, com mais de quinze metros além do seu nível, causaram enormes prejuízos e incalculáveis contratempos. Inundou roças, povoações e todas as instalações da colônia. Inclusive destruíram a casa onde morava o colonizador. Foram de tal monta esses transtornos que só três anos depois, em mil oitocentos e oitenta e três, o município pode ser instalado. Dr. Blumenau foi incansável nas providências para minorar os prejuízos morais e materiais de sua gente. Depois de acalmada a situação dirigiu-se ao Rio de Janeiro, mais precisamente em vinte e dois de agosto de mil oitocentos e oitenta e um, levando relatório completo da situação e vários assuntos de interesse do recém criado município, dentre os quais aqueles que diziam respeito à continuidade da emigração alemã para o Brasil.

Um ano depois, a quatorze de agosto de mil oitocentos e oitenta e dois, voltou ao Rio de Janeiro acompanhado da esposa e dos filhos. Lá embarcou a família para a Alemanha e voltou ao município, já no ano de mil oitocentos e oitenta e três, para encerrar negócios que ainda o prendiam à ex-colônia. Isto concluído iria para a Alemanha encontrar-se com Dona Berta e os filhos. Antes, porém, tratou de novas empresas para atrair emigrantes ao Brasil. Com os amigos Karl von Koseritz e H. Gruber lançou as bases para a fundação da Sociedade Central de Imigração, projeto que levou pessoalmente ao Congresso Nacional. Só então, depois de liquidados os negócios com o governo e com os particulares, deixou o empreendimento que fundara e do qual foi o principal articulador até à emancipação. Em quinze de agosto de mil oitocentos e oitenta e quatro partiu rumo à terra natal, aos sessenta e cinco anos, depois de 37 anos no Brasil e 34 anos exaustivamente dedicados às terras que nos legou.

Categorias: Tags: ,

Por Vilarino Wolff

Radialista, jornalista, escritor e ator (teatro e cinema). No rádio foi comentarista político e comunitário, animador de auditório, apresentador de programas, noticiarista, narrador, locutor de comerciais e cerimonialista. Como político foi eleito para vários cargos públicos em Lages e Blumenau onde reside atualmente.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *