HB 65: Aconteceram diversos incidentes entre moradores

A Comissão Antunes, assim denominada por ter como coordenador o Engenheiro Joaquim Rodrigues Antunes, não teve vida fácil em sua missão. Cabia a ela coordenar o trabalho de reconstrução após a enchente de 1880, além de preparar o ambiente para a instalação do município. Essa instalação, como já sabemos, foi suspensa em conseqüência da destruição trazida pelas águas de setembro daquele ano. Aconteceram diversos incidentes entre os moradores do Warnow e diversos membros da comissão. Incidentes, aliás, desagradáveis. E isso exigiu que o governo enviasse para Blumenau um escolta de vinte soldados para garantir a segurança e os trabalhos da comissão. 

A presença dos milicianos conflagrou ainda mais a situação. O ânimo exaltado da população exigia do governo a retirada imediata dos soldados. O que não aconteceu. O governo não só manteve o ato como determinou ao chefe de polícia a abertura de inquérito para a punição dos culpados. Tanta celeuma fez o assunto chegar à Câmara Imperial. E lá foram muitos os debates, durante os quais se distinguiu na defesa dos colonos o Visconde Alfredo d´Escragnole Taunay. Lembram dele? Tornara-se um grande incentivador da colônia quando Presidente da Província. Foi além. Criticou, duramente, o governo, por ter dispensado da direção da colônia o Dr. Blumenau.
 
Ao que parece, todavia, nem toda a razão estava do lado dos colonos. Eles alegam terem sido roubados em seus salários pelo Dr. Antunes na reconstrução de pontes e estradas. O próprio Dr. Blumenau, que ainda se encontrava na colônia prestando assessoria como conselheiro, emprestando-lhe sua vasta experiência, concordou que o governo mantivesse a presença da força policial para garantir a ordem. Finalmente, em julho de 1882 realizou-se a primeira eleição para a Câmara Municipal de Blumenau.
 
No próximo capítulo: Teria sido tranqüila a eleição?

Categorias: , Tags: ,

Por Vilarino Wolff

Radialista, jornalista, escritor e ator (teatro e cinema). No rádio foi comentarista político e comunitário, animador de auditório, apresentador de programas, noticiarista, narrador, locutor de comerciais e cerimonialista. Como político foi eleito para vários cargos públicos em Lages e Blumenau onde reside atualmente.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *