HB 71: Blumenau se prepara para fazer o ginásio

Pois muito bem. Aos dez anos o menino Hermann Bruno Otto Blumenau foi entregue pelo pai aos cuidados do Pastor J.L.Götting, de Klein-Winnigstedt, a fim de se preparar para o ginásio. Na casa do Pastor Blumenau encontrou o seu segundo lar. Passou a vida fazendo referências, vez por outra, do carinho e do cuidado com que fora tratado por essa família. A região de sua nova morada situava-se em uma planície fértil, ligeiramente acidentada, mas nem de perto lembrava as montanhas e as florestas do Harz. Isso levava o menino, com freqüência, a sentir saudade da casa paterna. Principalmente, frente ao estresse causado pelas regras da gramática latina e grega. 
 
Aos doze anos Hermann foi acometido de grave enfermidade em Klein-Winnigestedt. Em conseqüência, sofreu uma afecção auditiva que nunca mais teve cura. Esse defeito físico, mais a miopia de que era portador, causaram-lhe sérias dificuldades para o resto da vida. Algumas semanas depois da sua confirmação, na Páscoa de mil oitocentos e trinta e quatro, e já com quinze anos, foi matriculado no Ginásio Martino-Katharineum, em Brunswick. Os cinco anos de convivência com o Pastor J.L. Götting e família foram fundamentais na vida do nosso personagem. Contribuíram para sedimentar a formação do caráter, construir uma personalidade forte e afável, além de uma invejável capacidade para superar dificuldades e transpor obstáculos.

Brunswick era a capital do ducado do mesmo nome. Suntuosas residências burguesas caracterizavam a sua arquitetura. Igrejas belíssimas e riquíssimos monumentos culturais da Idade Média e do princípio da Renascença definiam uma povoação de quarenta mil habitantes sem muito do que reclamar. Intensa atividade econômica, intelectual e artística proporcionava uma vida tranqüila a seus moradores. O ginásio em que se matriculou Hermann era resultado da fusão de duas escolas secundárias fundadas em mil quatrocentos e vinte. Tinha, portanto, a competência, a tradição, e a experiência de quatrocentos e quatorze anos de funcionamento. Nada mais podia querer o nosso personagem.
 
No próximo capítulo: Inesperadamente Hermann Blumenau abandona os estudos.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Caros Ouvintes. Caros Ouvintes said: HB 71: Blumenau se prepara para fazer o ginásio: Pois muito bem. Aos dez anos o menino Hermann Bruno Otto Blume… http://migre.me/3wAx7 […]

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *