HB 73: Hermann Blumenau abandona os estudos do ginasial

Ninguém entendeu, ninguém sabe e ninguém deu, ainda, uma explicação convincente sobre as razões que levaram o jovem Hermann Blumenau a abandonar os estudos do ginasial. Muito especialmente porque era aluno aplicado, com muita facilidade para aprender e queria, muito, estudar Química, Ciências Naturais e Medicina. O que se pode deduzir de objetivo é que o pai tenha percebido sua tendência ou vontade para o estudo da química e tratou de colocá-lo como aprendiz de farmácia. Teria ele nesse ambiente uma orientação voltada para a química, ao mesmo tempo em que se formava numa atividade profissional.

Karl Friedrich Blumenau era homem que se destacava pela capacidade de racionar com lógica. Isso explicaria, acabando com as especulações, a guinada do filho em sua vida escolar. Os novos estudos tiveram início em outubro de 1836. O farmacêutico, botânico e muscólogo Hampe, de Blankenburgo, ali mesmo no Harz, foi incumbido da orientação inicial. Já no ano seguinte transferiu-se para Erfurt, em um estabelecimento de propriedade do farmacêutico Koch, cujo prestígio era muito grande na região e na Alemanha dessa época. Foram tão boas as relações entre mestre e aprendiz que o Dr. Blumenau iria se referir a ele, mais tarde, como o “bravo mestre”.

Na farmácia de Koch concluiu o aprendizado, prestando exames finais na Páscoa de mil oitocentos e quarenta, pouco mais de três anos e meio depois. O atestado conferido pela banca examinadora continha uma observação no mínimo insólita, no qual se fez constar: “que esse notável jovem prossiga na operosidade e na conduta altamente moral até aqui reveladas, e que sempre encontre oportunidades propícias à sua habilidade e ao seu valor moral”. Para Hermann isso nada significava. Encontrava eco no seu jeito natural de ser, embasado em uma educação exemplar de família. Mas para os seus contemporâneos a banca examinadora fazia justiça ao mérito.
 
No próximo capítulo: Dr. Blumenau deixou registro desse período de sua vida.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Caros Ouvintes, Caros Ouvintes. Caros Ouvintes said: HB 73: Hermann Blumenau abandona os estudos do ginasial: Ninguém entendeu, ninguém sabe e ninguém deu, ainda, um… http://bit.ly/dJQKCM […]

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *