HB 76: Hermann Blumenau empresário

Talvez o jovem Blumenau não tenha chegado a conhecer o velho Thomsdorff. Mas quando ainda era aprendiz de farmácia, conheceu seu filho – causalmente seu xará de pré-nome. Também se chamava Hermann. O primeiro contato aconteceu em fins de 1841. Ao que tudo indica Thomsdorff o convidou para sócio em uma fábrica de produtos químicos a se instalar. Mas, se iniciaram pelas relações comerciais, acabaram grandes amigos por toda a vida. Blumenau iniciou suas atividades na fábrica no início de 1842, período em que os dois sócios tiveram de enfrentar tempos difíceis. 
 
Além da falta de experiência no ramo, é provável que Hermann Thomsdorff não tivesse calculado, com eficiência, os recursos financeiros para a empreitada. Quanto a Hermann Blumenau, que até então não havia trabalhado em projetos de vulto, não lhe era fácil o treinamento e o comando de grande número de operários. Ambos se dedicaram, porém, de corpo e alma à indústria. Aplicaram nela toda sua energia e capacidade de dedicação para compensar a inexperiência. Blumenau, inclusive, encontrava ainda algum tempo para o lazer, para dedicar-se ao aperfeiçoamento intelectual e para freqüentar círculos sociais.
 
Tanto esforço, ou o excesso de afazeres p´ra dar conta do recado, levaram Blumenau ao leito por algumas semanas. Talvez não tenha sabido medir os limites da sua capacidade física, psicológica e intelectual, o que é muito comum nos jovens! Quase ao final do ano de 1843, os dois Hermann descobriram um processo que pode ter sido a redenção da fábrica. Esse processo reduzia, por meio do zinco, o sulfato de chumbo que sobrava em grande quantidade na preparação do acetato de alumínio nas tinturarias de Erfurt. Imediatamente requereram a patente da invenção e admitiram um comerciante como sócio.

No próximo capítulo: as viagens que mudaram a vida de Hermann Blumenau.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *