História de Blumenau – 36

A sede da Comarca para questões jurídicas da colônia era, inicialmente, no porto de São Francisco. Como ficava muito distante e os caminhos nada fáceis de serem percorridos foi transferida, mais tarde, para a colônia do Santíssimo Sacramento do Itajaí, que já era Distrito de Paz desde 1833, bem antes da instalação da Colônia Blumenau. Para lá eram encaminhadas todas as pequenas questões dos que necessitavam demandar à justiça. A história não registra, até onde avançou na reconstituição do passado, qualquer caso que tenha sido encaminhado ao juízo de São Francisco.

Itajaí e todo o território do Distrito de Paz, aí incluídas as terras da colônia de Blumenau, faziam parte do município de Porto Belo. Para lá tinham que se dirigirem os colonos com casos administrativos de maior importância a serem resolvidos. A distância entre Blumenau e Porto Belo, pelos primitivos e quase intransitáveis caminhos, ultrapassava os cem quilômetros. É preciso imaginação, nos dias de hoje, para perceber a dificuldade que era sair da colônia em busca do cumprimento de atos administrativos na sede do município de Porto Belo.

Havia, contudo, uma lei provincial, de 7 de maio de 1859, que criava o Distrito de Paz na sede da colônia Blumenau. Até neste aspecto os fatos favoreciam a colônia e o seu novo Diretor, uma vez que no ano de 1861 – logo em seguida da transferência de responsabilidade financeira para o Governo Imperial – o Distrito foi instalado e começou a dar provimento aos encaminhamentos administrativos e fiscais da colônia. Este fato marca, na obra do Professor José Ferreira da Silva, o divisor entre o primeiro e o segundo período da história de Blumenau. Encerra-se com ele a aventura, cheia de glórias e repleta de contratempos, do homem a quem coube o começo de tudo.

No próximo capítulo: O que mudou com a nova época da colônia?

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *