Ícone da propaganda catarinense será homenageado no 7º Encontro da Imprensa de SC

Professor e publicitário ANTUNES SEVERO é o 1º nome anunciado para as homenagens do Encontro da Imprensa de SC em Chapecó, dia dois de agosto.

severo

Pioneiro da propaganda barriga-verde, com 65 anos de atividade profissional, o professor ANTUNES SEVERO será homenageado no 7o Encontro da Imprensa Catarinense em Chapecó, programado para o dia dois de agosto, na sede campestre da CDL, no horário das 11 às 18 horas.

A festa reunirá 500 profissionais (jornalistas, radialistas, radiodifusores, publicitários, relações públicas, docentes, mídias etc) de todas as regiões do Estado e terá, como destaque, a homenagem a grandes nomes da comunicação barriga-verde pelo critério de distinção aos profissionais com 50 anos na atividade.

O 7º Encontro da Imprensa Catarinense está sendo organizado pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e MB Comunicação Empresarial/Organizacional com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó, com coordenação geral do diretor regional Marcos Antonio Bedin e supervisão do presidente Ademir Arnon.

Antunes Severo é o primeiro homenageado anunciado para este ano. Nascido e criado no interior de Rosário do Sul (RS), aos dezessete anos iniciou na comunicação, fazendo locução no serviço de alto-falantes Som Azul Estúdio. No ano seguinte, transferiu-se para a Rádio Marajá, integrando a primeira equipe de locutores da emissora rosariense.

Prestou serviço militar na Escola de Sargento das Armas, comandou o Show de Calouros da ZYK-6 Rádio Clube de Três Corações (MG). Profissionalmente, atuou nas rádios Rio Negro, Marumby, Colombo e Clube PRB-2, todas no Paraná; Rádio Guaíba, de Porto Alegre, e Diário da Manhã, Difusora de Itajaí e Guarujá, em Santa Catarina.
Exerceu funções nas áreas de programação, jornalismos e administração. Foi eleito três vezes o melhor animador de programas de auditório no Paraná e em Santa Catarina.

Em Florianópolis fundou, junto com Rozendo Lima, a agência de publicidade A.S. Propague, onde permaneceu por 15 anos. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Imprensa com Adolfo Zigelli, no governo Konder Reis, e, Secretário de Comunicação Social do Estado, no governo Pedro Ivo.

Foi assessor de imprensa da Reitoria da Udesc em 1978, gerente comercial e gerente executivo da RBS, em Florianópolis e Blumenau, de 1979 a 1983; gerente de marketing na Band SC, então TV Barriga Verde, de 1983 a 1985 e diretor comercial do jornal O Estado, de 1985 a 1987.

Participou da fundação e gestão da Associação Paranaense de Rádio, da Associação Catarinense de Radialistas e da Casa do Jornalista/Associação Catarinense de Imprensa. É sócio-fundador e primeiro presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB/SC), da Associação Catarinense de Propaganda, do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia, editor responsável do portal Caros Ouvintes, conselheiro da Associação FloripAmanhã e integrante da Confraria dos ComGurus.

Autor dos livros: Caros Ouvintes – Os 60 anos do rádio em Florianópolis, com Ricardo Medeiros (2005) e Memória da Radiodifusão Catarinense, com Marco Aurélio Gomes (2009). Criador e mantenedor do site www.antunessevero.com É personagem do livro Antunes Severo – o menino do arroio Itapevi, escrito pela jornalista Ana Lavratti e publicado em 2012.

Antunes Severo é mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina e professor nos cursos de Comunicação Publicitária e Jornalismo e pós-graduação em Marketing nas universidades Udesc e UFSC.

1 responder
  1. Deivison Pereira says:

    Merecida homenagem a esse grande profissional da comunicação.
    Competência,dedicação,são apenas algumas poucas das muitas qualidades desse profissional disposto a colaborar com iniciantes da comunicação com carinho e paciência. Abraços e homenagens a Antunes Severo. Sempre.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *