Internet 2025
Rádio CBN Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira
Milton – Ethevaldo, hoje é sexta-feira, dia de falarmos sobre o futuro. Você prometeu falar sobre o futuro da internet em 2025.
Ethevaldo – A humanidade prepara a implantação de uma das formas mais abrangentes de internet: a internet das coisas. E, segundo uma entidade internacional, a ABI Research, neste ano mais de 5 bilhões de dispositivos já estarão sendo utilizados em todo o mundo nesses projetos, a começar dos dispositivos RFID (identificadores por radiofrequência).
Milton – Isso ainda não parece mais ficção do que realidade?
Ethevaldo – Parece, Milton. O que é importante nesta altura é compreender que o mundo das comunicações só trabalhava com a comunicação entre pessoas, ou interpessoal: homem-homem ou pessoa-pessoa. Mais recentemente, surgiu a comunicação homem-máquina H-M. E agora, começamos a viver a comunicação máquina-máquina (M-M). Com essa nova comunicação, todos os objetos, peças, livros, CDs, DVDs, ou qualquer conjunto de coisas poderão ter endereços na internet e serem localizados instantaneamente, onde estiverem, em meu escritório, em minha casa, no Brasil ou no mundo. Será o nascimento da internet das coisas.
Milton – E haverá endereços disponíveis para todos essas coisas?
Ethevaldo – Com o novo protocolo IPv6 – que substituiu o IPv4 – a quantidade de objetos com endereço próprio na internet poderá chegar a um número quase infinito, superior a tudo que imaginamos, que escreveremos assim: 340 seguido de 36 zeros. Ou em notação científica: 3,4 vezes 10 elevado à 38ª potência.
Milton – E a tecnologia dessa internet das coisas já está pronta, preparada para a decolagem?
Ethevaldo – Já, Milton. O protocolo da internet já está preparado, as máquinas já se comunicam, já utilizam os chips do tipo RFID (identificadores por radiofrequência). E vale lembrar que esses chips já se comunicam por meio das várias redes sem fio disponíveis no mundo, a começar das conhecidas redes Wi-Fi, ou outras menos conhecidas como Zigbee, UWB (UltraWide Band) e NFC (Near Field Communications).
Milton – E como será o cenário de 2025 nesse ponto.
Ethevaldo – Nesse ano, os futuristas da tecnologia estimam que o mundo terá mais de 200 bilhões de dispositivos de comunicação M-M ou máquina-máquina. A boa notícia é que, em 2025, eu poderei achar qualquer música armazenada em meu servidor digital, qualquer livro disponível no mundo ou qualquer outro objeto catalogado na internet das coisas.
Deixe um comentário
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!