Iracema de Andrade, conselheira sentimental

A locutora, apresentadora e produtora de programas radiofônicos Maria Iracema Martins de Andrade é natural de Nova Trento/SC onde nasceu no dia dois de março de 1932.

 

Foto Caros Ouvintes

Foto Caros Ouvintes

Cursou o primário e o ginasial no colégio Cônsul Carlos Renaux, em Brusque. Inteligente e comunicativa, iniciou a carreira artística fazendo locução na Rádio Araguaia de Brusque. Com 20 anos frequentou o Curso Normal no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis. Em 1956 ingressou na Rádio Anita Garibaldi de Florianópolis onde trabalhou como locutora por 10 anos, com grande audiência de uma legião de fãs. “Iracema apresentava um programa no qual lia cartas de ouvintes que se interessavam em receber seus conselhos atinentes a variados assuntos. Era uma espécie de “conselheira sentimental”, como então se dizia”, lembra o também radialista e seu contemporâneo, Attahualpa César Machado.

Em 1963 Iracema passou a residir em São José, na Grande Florianópolis,  integrando o elenco da Rádio Jornal A Verdade, onde teve um programa com o seu nome e participou de uma das mais polêmicas produções radiofônicas do rádio em Santa Catarina: Mesa Quadrada, do jornalista Manoel de Menezes.

Além de radialista, Maria Iracema foi professora por 25 anos, em São José onde é nome de rua e do Centro Educacional Municipal Professora Maria Iracema Martins de Andrade. Mais tarde ingressou como assessora na Secretaria de Administração do Estado de SC. Na atividade política, se elegeu vereadora de São José em 1976 e ficou na câmara até 1982. Neste período assumiu a Secretaria de Educação e a Casa de Cultura de São José. Maria Iracema era casada com Olavo Henrique de Andrade e teve dois filhos: Anita e Eugênio. Maria Iracema Martins de Andrade faleceu no dia 31 de outubro de 1988. [Colaboraram Unuri Silvério e Attahualpa César Machado].

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *