Ivana Leduc, mais do que locutora

Ativista cultural desde os tempos do primeiro grau, a cearense nascida em Fortaleza Ivana Leduc foi líder de classe, divulgadora e coordenadora de eventos estudantis, políticos e sociais. Festas, desfiles de moda, textos para apresentações estudantis, shows do Colégio era com ela mesma. E não ficava só nisso. Quando preciso subia aos palanques para reivindicar os direitos dos estudantes. Hoje, locutora consagrada, continua agitando, no bom sentido.
Da Redação

Antes de chegar ao microfone Ivana continuou aprimorando sua capacidade de comunicação. Mudando-se para o Rio de Janeiro, onde concluiu o 2º Grau, fez parte de grupos de teatro e participou de vários concursos de poesias ganhando, inclusive, no Valores Literários do Brasil, em 1987, a participação na II Antologia de Poetas e Escritores do Brasil.
Mas, a vida de Ivana Leduc muda mesmo é a partir de 1996 quando participa do Curso de Locutor e Operador de Rádio promovido pelo Sindicato dos Radialistas do Ceará. Terminado o curso, Ivana faz estágios nas rádios Atlântico Sul e Tropical do Grupo Cidade de Comunicação de Fortaleza. Ainda em 1996, estréia na rádio Titan FM apresentando o programa Romântico Noturno com produção de Íris Diana e mixagem do DJ Sidney.
A partir de 1998 Ivana se engaja num projeto mais abrangente. Transfere-se para a FM Maracanaú onde apresenta Hora Marcada, das 09h00 às 10h00 de segunda a sexta-feira. O programa criado pela própria Ivana Leduc é composto de uma série de quadros de interesse popular e comunitário. Segundo ela o objetivo “é trazer a Comunidade de Maracanaú para dentro da Rádio Comunitária onde se enfoca o Direito do Cidadão, Saúde, Mente e Beleza, Psicologia e Pedagogia Administrativa entre outras atrações”.
O sucesso segue “com os quadros Mulheres Nota 10, Sala de Visita, com as Bandas Timidez do Forró, Pimenta Malagueta, Neo Pi Neo, Banda Desmantelo da Érika Haidar do Must e Fala Maracanaú, onde a comunidade fala dos problemas do seu bairro”. A faixa estudantil está atendida com o quadro “Diz aí Estudante”, com debates e também buscando o Direito de Ir e Vir “onde se divulgam informações sobre a Carteira de Estudante Gratuita e Meia Passagem Intermunicipal”, completa a radialista.


Ivana Leduc homenageada por seu trabalho. Na foto com padre Eloy.

A programação comandada por Ivana Leduc não fica restrita às entrevistas de estúdio. “Uma vez por mês com apoio da Prefeitura Municipal de Maracanaú a emissora transmite shows nas Praças da Cidade, levando além dos artistas da terra, artistas consagrados”. E completa “é comum também fazermos Blitz nas tardes de finais de semana em Maracanaú, com brindes, sorteios e brincadeiras”. Atualmente Ivana trabalha com o mesmo Projeto na Alternativa Central Rad Com.
Outra experiência na vida profissional da locutora começa em 2004 ao microfone da AM Pitaguary 1340 kHertz com o programa Tribos, de segunda a sábado, sempre às 16:00 horas. Em linhas gerais o projeto é semelhante ao desenvolvidos nas rádios FM. A grande diferença é o perfil da audiência que precisa ser conquistada com outras atrações. Nesta fase, além das entrevistas e promoções o forte é a participação da música e do humorismo ao vivo. La estão os Djs Cambota e Titio; os grêmios estudantis, os grupos de dança, os grupos teatrais e as bandas Etc e Tal, Gládio, Mc Sidney, Mc André, Kajú, Suado, Pérola Negra e Tira o bicho, além do humorista Daniel com o seu personagem Esfolete.
Em 2005, a radialista foi escolhida pelos ouvintes para ser entrevistada no quadro “O Perfil do Locutor” do programa Revivendo a Época de Ouro do Rádio apresentado aos domingos por Francisco Félix, na AM 1340.
Ivana Leduc, em junho último foi homenageada pela Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará com o Certificado de Reconhecimento à Importante Contribuição ao Rádio Cearense.


Na festa dos três anos da Associação de Ouvintes de Rádio Cearense a entrega do Certificado de Reconhecimento do Trabalho da Radialista Ivana Leduc, pelos representantes da Ouvir Francisco Facó, Padre Eloy e Décio Brandão no dia 17/06/06 na Casa Juvenal Galeno em Fortaleza.

Site relacionado: http://ivanaleduc.nafoto.net/
Colaborou: Íris Diana Leduc


{moscomment}

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *