Ivo Sutter comanda o esporte na Rádio Vale AM950

Histórias do Rádio | Capítulo 4

Retomo hoje Histórias do Rádio em sua quarta parte, para detalhar ao mundo esportivo atual o que se fazia em outros tempos

Na Copa do Mundo de 1962 no Chile o paranaense Willy Gonser era narrador titular da Rádio Gaúcha de Porto Alegre que integrou a Rede de Emissoras formando ao lado da Rádio Globo do Rio de Janeiro. Willy esteve no México inclusive transmitindo parte dos amistosos da Seleção Brasileira na fase de preparação. Hoje o curitibano torcedor do Grêmio Portoalegrense e do Bloco Morgenau vive pescando a bordo do Iate Loirinha Gelada no sul da Bahia, mais precisamente em Alcobaça.


José Francischangelis Júnior, o Jota Júnior do SPORTV e do Premiere FC completou nessa terça-feira, 31/1, 13 anos de atividades nos canais das Empresas Globo. Natural de Americana, Jota Junior trabalhou antes por 19 anos no Grupo Bandeirantes de Jornalismo, Rádio Gazeta e emissoras de sua cidade. Conheci o Jota quando veio trabalhar na Rádio Gazeta onde fazia dupla com Dalmo Pessoa nos comentários. Depois passou pela Rádio e TV Bandeirantes e desde 1999 é um dos titulares do Canal Campeão.

No dia 26 de Janeiro vítima de infarto faleceu no Rio de Janeiro o consagrado Orlando Baptista das Chagas (Orlando Batista) conhecido como o “mais laureado locutor esportivo do Brasil”. Com um vozeirão de dar inveja comandou o futebol por muitos anos nas Rádios Mauá e Nacional do Rio de Janeiro.

Apresentava programas como a Turma do Bate-Papo. Também esteve nas tevês Bandeirantes e Record do Rio de Janeiro por anos. Orlando Batista se identificava-se nas transmissões esportivas quando era chamado pelo Plantão Esportivo: “Antarctica na pelota”. Em 1991 durante da Copa América no Chile sentamos lado a lado no Estádio Nacional na rodada final do torneio. Já tínhamos cruzado muitas vezes desde 1973 quando ingressei na Jovem Pan. Mas, aquele papo serviu para Orlando Batista revelar que nasceu em Tijucas, Santa Catarina e não no Rio de Janeiro como muitos acreditavam. Seu pai pertencente à Marinha do Brasil, prestava serviço em Florianópolis e residia em Tijucas no período em que ele nasceu. Portanto, mais um catarinense do jornalismo esportivo acaba de nos deixar.

Por falar em Tijucas, quem está dando um show nos programas e transmissões esportivas da Rádio Vale, AM950 é nada mais nada menos que Ivo Sutter, blumenauense, revelado pela Rádio Clube de Gaspar, Clube de São João Batista, consagrado na Rádio Nereu Ramos com passagem pela Rádio Guanabara do Rio de Janeiro, Clube e Jornal de Pernambuco e emissoras de Caruaru. Depois que saiu da Rádio Nereu Ramos em 1964, Ivo foi trabalhar no Rio de Janeiro na Rádio Guanabara e depois na Emissora Continental. Também atuou como empresário de clubes programando excursões de equipes cariocas pelo norte e nordeste e países da América Central. Ivo Sutter sem consultar Evelásio Vieira, Lázinho, permitiu que eu transmitisse meus primeiros 45 minutos de uma partida de futebol em 1964 na Rádio Nereu Ramos.

Essa aconteceu no rádio de Curitiba nos anos 70. Conhecido radialista lançou um programa esportivo diário terceirizando o horário com o proprietário da emissora. Na estreia com muitos convidados e radialistas já dispostos para trabalhar resolveu valorizar o programa e o novo prefixo anunciando: Está começando o Meio Dia Esportivo em nome de Hermes Macedo, Móveis Cimo, Malucelli da Visconde, Castrol Motor Oil, Brahma Chopp e outros. Em verdade, valorizou os anunciantes que ainda não tinham sido contatados para patrocinar o programa. Foi uma tacada interessante que, porém não viria a se confirmar.

Categorias: , Tags: , , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *