JB Telles fará cobertura da Copa América para a Rede de Notícias ACAERT

A partir desta quarta-feira (29), a Rede de Notícias ACAERT – RNA começa a acompanhar a preparação da seleção brasileira para a Copa América, que será disputada de 01 a 24 de julho, na Argentina.  jornalista JB Telles será o correspondente da RNA e fará duas participações diárias: uma no jornal “Acaert Notícias – 1ª edição” e outra na grade de notícias. Assim como na Copa do Mundo da África do Sul, quando o profissional produziu comentários do evento para a Rede, JB Telles informará o dia-a-dia da seleção de Mano Menezes, os jogos, a análise. “Com toda a experiência do Telles, temos a certeza que  vamos oferecer um serviço diferenciado para nossas emissoras associadas”, destacou o presidente da ACAERT, Pedro Peiter. O Brasil estreia contra a Venezuela, no dia 03 de julho, em La Plata.

J.B.Telles (José Bonifácio Telles) nasceu em Rio do Sul, em 05 de junho de 1945. Antes de se dedicar ao rádio, J.B. Telles fez rápidas incursões pelo futebol. Em 1959, foi infanto-juvenil do Grêmio, de Porto Alegre; voltou para sua cidade onde passou pelos times locais Rodoviário e Atlético Riosulense. Em 1961, foi jogar no Tupy, de Gaspar (SC) onde trocou o sonho de ser jogador de futebol por um novo amor: o rádio, cujo namoro começou com a ZYT-27, Rádio Clube de Gaspar.

Desde então percorreu mais de uma dezena de emissoras: Nereu Ramos, de Blumenau; Mirador e Difusora de Rio do Sul; Clube e Diário da Manhã, de Lages; Cultura e Colon, de Joinville; Cabugí e Potí, de Natal (RN) até chegar a Florianópolis, em 1972, para popularizar o famoso grito de gol, gol, gol, gol… na Diário da Manhã (hoje CBN/Diário), Guarujá e Rádio Jornal A Verdade.

Em 1977, foi para a Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, para onde voltou em 1978. Em 1979, já de retorno a Florianópolis, foi convidado para a TV Catarinense (hoje RBS TV) onde ficou por quase 21 anos, até dezembro de 2009, exercendo as funções de coordenador de esportes, narrador e comentarista. Foi narrador do primeiro gol daquela TV em Santa Catarina, em 1 de maio de 79.

Mais tarde aumentou sua participação na empresa, integrando a equipe do Diário Catarinense, escrevendo uma coluna diária a partir de maio de 1986 e em 1996 foi narrador da Rádio CBN/Diário, até deixar a empresa em dezembro de 1999.

Sua experiência internacional começou em 1982, quando foi indicado pelo Conselho Nacional de Desportos para acompanhar a seleção catarinense de futebol campeã do torneio de Merdeka em Kuala Lumpur (Malásia) e em Sharjah (Emirados Árabes). Depois seguiram-se trabalhos no Japão (decisão do mundial de clubes Grêmio x Ajax, 1995), Argentina, Bolívia, África do Sul, Noruega, Holanda, Espanha, Arábia Saudita, as Copas América: do Chile, Equador, Uruguai, Paraguai, Peru e Venezuela; as Copas do Mundo na Itália, Estados Unidos, França e África do Sul.Foi o único jornalista catarinense a cobrir o Torneio de Tênis de Roland Garros, em Paris, na primeira vitória de Gustavo Kuerten, em 1997.

Categorias: , Tags: , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *