João Lídio Seiler Bettega, o “Homem Rádio”

João Lídio Seiler Bettega é considerado por muitos de seus colegas como o “Homem Rádio”. Começou a trabalhar com dezesseis anos e aos 70 anos de idade, dirigindo três emissoras, Ouro Verde, Caiobá e Difusora, entrou na lista dos mais antigos profissionais de rádio ainda em atividade. Ao lado de Souza Miranda é um dos mais longevos na atividade radiofônica, com mais de 60 anos de trabalho contínuo. O rádio pode ser considerado uma das grandes paixões do brasileiro. Nem a entrada da televisão, Internet e outros meios de comunicação mais modernos, foi suficiente para mudar esse cenário feito de amor eterno pelo velho e eficiente rádio.

Os maiores apaixonados pelo rádio são os próprios radialistas que permanecem em atividade por  muito mais tempo que outros profissionais. Outro exemplo de dedicação  entusiasmada na profissão de radialista é Gilberto Fontoura. Começou ainda menino no Clube Mirim da Rádio Guairacá de Curitiba. O adolescente Gilberto Fontoura certo dia resolveu participar do programa que era produzido e dirigido por Aluízio Finzetto e apresentado por Acari Juruá, no auditório  da emissora. A produção do programa procurava novos e jovens talentos. Fontoura, ainda com voz indefinida, ora meio grave, ora muito aguda, imitou um narrador de futebol. Agradou e foi aprovado. Passou a fazer parte do elenco do programa participando de sua produção. Com menos de um ano de atividade ganhou a posição de apresentador do Clube Mirim.

Fontoura, a exemplo de outros talentos do nosso rádio, desenvolveu suas atividades no microfone com entusiasmo durante todo o longo tempo em que permaneceu trabalhando.  Foi mais uma demonstração da grande paixão que toma conta de quem se dedica a essa atividade alegre e descontraída que aproxima as pessoas e espanta a solidão.

Jamur Jr(do livro Sintonia Fina).

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *