João Sônego e a “pegadinha” no Tico-Lira

Comentarista esportivo desde os seus primórdios, flamenguista fanático, crítico mordaz, agitador político, virou comentarista político de respeito por sua experiência prática de vida.
Por Aderbal Machado

João Sônego, nos primórdios de sua carreira de comentarista esportivo, conhecia meio mundo e mais um pouco no universo dos atletas da cidade – do seu Atlético Operário, time do coração, do Comerciário, do Metropol, do Próspera, do Itaúna, do Treviso, do Barão do Rio Branco.
Os comuns e os folclóricos.
 
Um deles era Manoel Satiro Santiago, de uma imensa família de atletas, todos mineiros do carvão, jogadores do Próspera.
Apelido: Tico-Lira. Não me perguntem a origem do apelido: não sei e pouca gente (ou ninguém) saberá, ainda hoje, em Criciúma.
Pois Tico-Lira era analfabeto e jamais assinava a súmula dos jogos e aí residia uma de suas frustrações. Ele queria tanto poder assinar a súmula, que pediu a um amigo para ensiná-lo a desenhar o nome. E assim foi. Depois de meses, Tico-Lira assinava, a caro custo e consumo de muita paciência dos atletas e fiscais das partidas.
E João Sônego, com suas tradicionais sacanagens, sabendo da história, depois de ver o amigo assinando (desenhando) “Manoel Santiago”, perguntou-lhe: “E então, você aprendeu a assinar o seu nome?”. “Sim,” – respondeu, satisfeito e orgulhoso Manoel Santiago, o Tico-Lira. E Sônego: “Então leia”.
E o atleta, devagar e soletrando com cuidado: “Ti-co-Li-ra”.
Fonte: http://www.debamachado.blogspot.com/
 


{moscomment}

Categorias: Tags: ,

Por Aderbal Machado

Radialista e jornalista. Nasceu em Araranguá (SC) e iniciou como locutor ao microfone da Rádio Eldorado de Criciúma onde exerceu funções de repórter, redator e de diretor da emissora. Atua atualmente em jornal, rádio, televisão e internet onde mantém o site aderbalmachado.com.br | Reside em Balneário Camboriú/SC.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *