Jornal alemão engaja audiência jovem, até mesmo assinantes, com conteúdo voltado ao estudo e à carreira

Conquistar a audiência do público jovem é uma necessidade desafiadora para os jornais.

Na Alemanha, o semanário Die Zeit encontrou um caminho tão sólido para atender a esse público que a audiência jovem (29 anos ou menos) de sua versão digital, o ZeitOnline, está em 35%. Há um bom motivo para isso: o Die Zeit produz qualificado conteúdo, em diferentes publicações, e eventos voltados a estudantes próximos do ingresso à universidade ou já cursando a faculdade, além de orientação sobre carreiras profissionais. O sucesso é tanto que recentemente o jornal lançou seu sistema de paywall que, mesmo entre a juventude, com natural dificuldade para pagar, foi bem aceito, segundo o CEO do Zeit Online, Christian Röpke.

“Precisamos de uma forte âncora de jovens leitores, mesmo em um momento no qual é improvável que eles façam a assinatura, atraindo-os para a marca”, diz Röpke. De acordo com ele, o modelo de paywall escolhido é pouco usual, pois solicita registro do usuário antes do acesso à informação, mesmo aquela que é gratuita. “Nós não queríamos ver o alcance decaindo significativamente – ?é por isso que escolhemos esse modelo”, afirma. Röpke afirma que o Die Zeit procura equilibrar diferentes modelos de negócios, além de manter o foco no público jovem.

Uma das frentes de diálogo com a juventude são festivais de ideias e debates, como o Z2X, realizado em setembro do ano passado, em Berlim, dentro das comemorações do 20º aniversário do Zeit Online. O sucesso foi tão grande – mais de 10 mil pedidos para apenas 600 vagas – que levou o jornal a promover pequenos eventos semelhantes, em outubro de 2016, em diferentes cidades da Alemanha. O jornal planeja realizar outra edição do Z2X em breve.

Ao mesmo tempo, o Die Zeit publica a Zeit Campus, uma revista e website orientados para estudantes. Um dos produtos desta publicação é um guia de orientação para os alunos que entram na universidade. O serviço oferece aos jovens, por exemplo, um teste para ajudá-los a determinar coisas como qual faculdade fazer e que assuntos estudar. O Die Zeit planeja lançar um guia para recém-formados para ajudá-los a descobrir sua carreira. Há ainda o Ze.tt, um site viral do tipo BuzzFeed, no qual o jornal também pretende promover uma feira de carreiras para os recém-formados.

(Por ANJ)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *