Jornalismo a serviço das fontes

Revista customizada: o jornalismo a serviço das fontes, de autoria da jornalista Andréa Fischer é o livro lançado pela Combook

Andréa Fischer

Andréa Fischer

Trata-se do primeira publicação no Brasil que aborda especificamente revistas customizadas, publicação corporativa que vem ganhando mercado no país. O livro de Andréa Fischer é voltado para jornalistas, assessores de comunicação, relações públicas, professores e estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação Social, principalmente.

A versão digital (e-book em pdf) é gratuita e o livro impresso pode ser adquirido pelo preço de custo (R$ 9,20), acrescido do frete dos Correios (R$ 3,80). Para baixar ou comprar.

A autora busca fundamentos na literatura e no mercado para explicar o que são essas publicações, como estão inseridas no conceito de comunicação corporativa e quais as semelhanças e diferenças entre elas e as revistas institucionais e segmentadas. Traz um levantamento histórico, apresentando os títulos que foram ou ainda são referência no Brasil em qualidade gráfica e editorial, como a emblemática Ícaro, extinta revista de bordo da Varig que fez história durante mais de duas décadas, conquistando a admiração e o respeito da mídia; e a ousada Audi Magazine, publicação que devido ao grande sucesso foi a primeira customizada a ser vendida nas bancas.

O livro traz ainda um levantamento sobre as mais importantes agências e editoras especializadas nesse tipo de publicação e os números do setor. Apresenta uma pesquisa de campo, feita pela autora por meio de entrevistas em profundidade e questionários, na qual estão registradas as particularidades do processo de produção de conteúdo – projeto editorial, pauta, apuração, redação e edição – de uma editora especializada em revistas customizadas. Traz relatos de repórteres que escrevem para este tipo de publicação, revelando as habilidades desejadas dos profissionais que pretendem trabalhar na área, bem como os dilemas e constrangimentos aos quais podem ser submetidos. E lança uma pergunta: jornalista de revista customizada é jornalista?

A autora Andréa Fischer é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduada em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência em mídia e comunicação corporativa. Foi assessora de comunicação do Portal Unimed durante dois anos e trabalhou onze anos como repórter e editora de jornal. Desde 2009, escreve e edita matérias para revistas customizadas, o que proporcionou inspiração, oportunidade e conhecimento para escrever o livro sobre o tema.

A editora Combook adota o critério da maioria das revistas acadêmicas brasileiras, de acesso aberto, “por entender que o conhecimento deve ser universal e irrestrito”, justifica o editor Aldo Antonio Schmitz. A editora publica livros paradidáticos de comunicação (jornalismo, relações públicas, propaganda e publicidade.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *