Jornalismo Digital

A experiência do jornalismo digital no Reino Unido e na Alemanha e uma reflexão para os profissionais catarinenses. Faça sua inscrição aqui.

Dois professores do curso de Jornalismo da Universidade de Derby, no Reino Unido, virão a Santa Catarina para troca de experiências com estudantes e profissionais da mídia do estado. Os dois professores terão uma agenda intensa de atividades em cidades catarinenses, debatendo questões relacionadas ao jornalismo digital e às práticas jornalísticas neste século 21. No próximo dia 25, eles estarão em um encontro na Associação Catarinense de Imprensa, a partir das 19h, em evento aberto para os profissionais de mídia no estado.

Um dos palestrantes é o inglês Keith Perch, vencedor do prêmio Bafta e que foi o responsável pelo desenvolvimento de negócios digitais do grupo Daily Mail no início dos anos 2000. Keith é coordenador do Departamento de Jornalismo da Universidade de Derby. A outra convidada é Ivana Ebel. Brasileira com experiências em redações de jornais catarinenses e em assessoria de imprensa, ela atuou redação do portal Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha. Doutora em Comunicação e Mídia pela Universidade de Leipzig, Ivana é professora do curso de Jornalismo da Universidade de Derby.

Visita integra projeto de mobilidade de pesquisadores

A visita dos dois professores integra um projeto de mobilidade de pesquisadores da British Academy, o mais respeitado órgão de financiamento acadêmico do Reino Unido. O projeto foi elaborado por Ivana e por Gabrielle Bittelbrun, jornalista, mestre em Jornalismo e doutora em Literatura pela UFSC.

Além da troca de experiências entre os dois países, a proposta inclui a elaboração de um trabalho de pesquisa pelas duas professoras. Intitulado “Cross cultural feminism: race, gender and body representation in mainstream and alternative magazines in Brazil and in the United Kingdom”, o trabalho acadêmico visa a promover a discussão de como a mídia reforça modelo estéticos eurocêntricos e comportamentos heteronormativos nos diferentes contextos. Como parte do projeto, Gabrielle também visitou universidades inglesas em fevereiro de 2019.

Currículos 

Keith Perch: É vencedor do prêmio Bafta e era o responsável pelo desenvolvimento de negócios digitais do grupo Daily Mail, criando novos modelos de negócio que funcionam até hoje. É coordenador do Departamento de Jornalismo da Universidade de Derby, que comanda os cinco cursos de bacharelado em Jornalismo (Jornalismo, Jornalismo em Futebol, Jornalismo de Revista, Jornalismo especializado em Esportes, e Jornalismo combinado com outra área de estudos). Ele conseguiu fazer do Jornalismo o melhor curso da universidade de Derby (entre mais de 300 bacharelados).

Ivana Ebel: jornalista, formada pela Univali, atuou na redação dos jornais catarinenses A Notícia e Jornal de Santa Catarina, como assessora de imprensa do Governo do Estado de SC, entre outras experiências e na redação do portal alemão Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha. Desenvolve projeto da British Academy, é Doutora em Comunicação e Mídia pela Universidade de Leipzig e, desde 2017, é professora do curso de Jornalismo da Universidade de Derby, onde ministra disciplinas que envolvem tecnologia.

Gabrielle Bittelbrun: Jornalista pela Universidade Estadual Paulista, Mestra em Jornalismo e Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, Gabrielle Bittelbrun é autora do livro “Cores e Contornos”, publicado pela Editora Insular. Além de docente, Gabrielle atua como assessora de comunicação e trabalhou como repórter, sendo vencedora de duas edições do Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental.

(Casa do Jornalista – ACI, 19/06/2019)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *