Jornalista resgata memória de emissoras de rádio de Joinville

Recebi pelo correio o livro da professora e jornalista Izani Mustafá. Trata-se da obra “Alô, alô Joinville- está no ar a Rádio Difusora”, que reconstrói a memória das primeiras emissoras do município do norte catarinense.   Em 1941, surgia a Rádio Difusora (ZYA-5) e na seqüência , em 1958 e 1959,  respectivamente, as rádios Colon e Cultura.

O trabalho é resultado da dissertação de mestrado de Izani, defendida em março de 2009, no programa de pós graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina, Udesc.
O fundador da Difusora foi Wolfgang Brosig, um brasileiro com descendência alemã. O embrião da emissora foi o sistema de alto-falantes montado por Brosig, no centro da cidade, para ouvir o discurso de Getúlio Vargas  em 7 de setembro de 1938.
Para compor a obra, a jornalista contou, principalmente, com documentos sonoros, jornais impressos, além de depoimentos orais de radialistas e de parentes desses profissionais.
Conforme Izani Mustafá, o trabalho é baseado em três eixos. O primeiro deles reconstitui a história das três primeiras emissoras de Joinville, suas organizações, programações, locutores e patrocinadores das atrações.

O segundo eixo aborda a influência política sofrida pelas rádios. A Difusora e a Cultura eram ligadas ao Partido Social Democrático, PSD, e a Colon, tinha o apoio da União Democrática Nacional, UDN.
O terceiro eixo,  focado nas entrevistas feitas com radialistas, relata a formação da radiodifusão na região.
O livro foi publicado com o apoio da Prefeitura de Joinville e da Fundação Cultural da cidade, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura. O selo é da Casamarca Ecodesign.
Izani Mustafá é professora de disciplinas práticas e teóricas de rádio do Curso de Jornalismo da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, de Joinville.

Categorias:

Por Ricardo Medeiros

Doutor em Rádio pelo Departamento de História da Université du Maine (Le Mans, França). Radialista, jornalista, escritor e professor de rádio do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e assessor de imprensa da Prefeitura de Florianópolis. É um dos fundadores do Instituto Caros Ouvintes.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

1 responder
  1. José Eli francisco says:

    Acho o trabalho muito bom . Através dele , Izani reconstroi o passado do rádio em Joinville e região e contempla alguns profissionais com a história de suas próprias vidas , dentre eles , a minha . Se não fosse seu livro esse material iria se perder nas gavetas , esquecidas, de um áureo tempo .
    Eli Francisco .

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *