Lançado oficialmente livro sobre a história do futebol catarinense

O livro Santa Catarina, Um Século de Futebol – A dimensão da sua história, escrito pelo jornalista e historiador Maury Dal Grande Borges, 84 anos, lançado nesta quinta-feira (24) no hall da Assembleia Legislativa, compila 20 anos de pesquisas, sendo seis na Biblioteca Pública de Florianópolis, onde o autor destaca em textos e fotos cenários esquecidos do futebol catarinense.

O livro de capa dura com 374 páginas e mais de 400 fotos inéditas apresentam curiosidades e muitas informações de jogos, jogadores e personagens do futebol no estado.

No lançamento o autor apresentou um dos seus 15 cadernos de anotações e a máquina de escrever Olivetti College onde relatou as histórias. Dono de um vasto arquivo e de uma excelente memória, Maury diz que relata histórias engraçadas e dramáticas do futebol catarinense, destacando que para ele o melhor jogador do século no estado foi o ponta-esquerda Teixeirinha, falecido ano passado e que jogou no Palmeiras, de Blumenau, e se destacou no Carlos Renaux, de Brusque. Maury revela que é torcedor do Figueirense, mas não tem mais acompanhado o futebol catarinense. “Prefiro assistir agora os jogos da Europa pela televisão.”

O autor lembra que antes de 1920, quando foi formada a liga catarinense de futebol, o esporte não tinha espaço nos jornais locais. “Os Varzeanos ocorriam normalmente, mas os jornais e as rádios não falavam deles. Depois em 1920 foi formada a liga, mas o primeiro campeonato ocorreu somente em 1924.” No livro também há histórias dos catarinenses que vestiram a camisa da Seleção Brasileira. “Sobrou material nas minhas anotações e, que se possível, poderão estar numa segunda edição que estamos pensando em escrever”, adiantou.

Maury Borges é autor de outros três livros sobre esporte em Santa Catarina, o ”85 anos de Bola” (1996), ”Remando Nas Águas da História” (2002) e ”Futsal Em Traje de Gala” (2007). Para escrever o livro Santa Catarina, Um Século de Futebol – A dimensão da sua história, o autor até procurou patrocinadores, mas como não encontrou resolveu investir mais de R$ 40 mil de recursos próprios na obra. Ele informa que a obra estará disponível a partir de novembro em livrarias de Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Joinville, Tubarão, Imbituba e Criciúma e poderá ser adquirido pelo Facebook Futebol Catarinense das Antigas por um valor sugerido de R$ 120.

O jornalista e historiador Maury Dal Grande Borges começou a escrever nas páginas do Jornal O Estado em 1954, atendendo convite do editor Pedro Paulo Machado. Depois atuou no jornal A Gazeta e na equipe de esportes da Rádio Guarujá AM, na Rádio Diário da Manhã, além de ter sido colaborador dos jornais Diário da Tarde, Correio do Estreito, A Ponte e correspondente do Almanaque dos Desportos do Rio de Janeiro.

(Fonte: Ney Bueno – AGÊNCIA AL. 24/10/2019)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *