Lasier Martins e o Gaúcha Repórter

Um marco na definição do segmento de radiojornalismo no Rio Grande do Sul, o Gaúcha Repórter estreou em outubro de 1983, tendo José Antônio Daudt como apresentador e pretendendo ir até a notícia. Fiel à sua denominação e a este objetivo, o programa saiu várias vezes do estúdio.

Daudt, eleito deputado estadual pelo PMDB em 1986, é substituído por Lasier Martins no ano seguinte. Um dos principais comentaristas esportivos do rádio do Sul do país, o novo âncora do programa vai, gradativamente, tornar-se, nas décadas seguintes, uma espécie de marca das tardes do radiojornalismo no estado.

De fato, Lasier vai deixar as jornadas esportivas da Gaúcha para se dedicar com afinco crescente ao programa e a alguns outros espaços na rádio e em outros veículos do Grupo RBS. É ele, por exemplo, um dos que o conglomerado da família Sirotsky desloca para o Oriente Médio, quando o Iraque ataca, em agosto de 1990, o Kuait, anexando este emirado islâmico como uma de suas províncias.

Lasier, no entanto, tem um passado fortemente relacionado com a crônica esportiva. Foi repórter nas lidas futebolísticas do país e cobriu também diversas copas do mundo. Seu nome esteve ligado, ao longo dos anos 1970, à grande equipe de esportes da Rádio Guaíba, aquela liderada por Pedro Carneiro Pereira e, após a morte deste, por Armindo Antônio Ranzolin. Em 1982, por exemplo, já com a emissora da família Caldas Júnior enfrentando uma forte crise financeira, o destaque, em termos de inovação, vai para o programa diário matutino A Guaíba no Mundo da Copa, com duas horas de duração, apresentado justamente por Lasier Martins ao vivo da Espanha, fazendo uma varredura do cotidiano extrafutebol do país sede da copa naquele ano. Com a atração, o jornalista garante para a emissora o segundo lugar na categoria Rádio do Prêmio ARI daquele ano.

Há na trajetória deste comunicador um episódio hoje pouco lembrado. É o que envolve o Lasier gestor de emissora, no caso a Guaíba. No dia 30 de setembro de 1985, o juiz Sérgio José Dulac Müller, do 2° Juizado da Vara de Falências e Concordatas, decreta a falência da Empresa Jornalística Caldas Júnior, aceitando o pedido do ex-funcionário Otildo Castilho Filho para que a dívida trabalhista de Cr$ 3.380.000,00 – exatamente US$ 452.98 – seja transformada em título executivo.

A Guaíba, outra empresa, não é afetada diretamente pela decisão judicial. Desde o início do ano, os funcionários remanescentes tentam obter o controle da rádio, com base nos salários e encargos atrasados, o que, efetivamente, conseguem no dia 18 de dezembro. A ação de usufruto é articulada pelo advogado Carlos Gomes. Assim, a justiça transfere aos empregados a gestão da empresa até que sejam saldados os débitos trabalhistas. Com base na decisão, Lasier Martins assume como diretor operacional e tenta recuperar a emissora, preparando-a para a cobertura da Copa do Mundo de 1986, a ser realizada no México. Com o empresário Renato Ribeiro assumindo o controle acionário do grupo, em maio de 1986, Lasier deixa a Guaíba e se transfere para a RBS.

Categorias: Tags: , , ,

Por Luiz Artur Ferraretto

Nasceu e cresceu ouvindo rádio e as histórias do rádio. Aos poucos foi descobrindo que não queria ser só ouvinte. Formou-se em jornalismo pela UFRGS e começou a trabalhar no rádio. Doutor em Comunicação e Informação é professor do curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul/RS. É autor de vários livros.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

1 responder
  1. RAUL HERPICH says:

    PREZADO LASIER, NO INCIO DE OUTUBRO REMETI AOS SEUS CUIDADAOS A PROGRAMAÇÃO E CXARTZA DA 1a ROMARIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS AO SANTUÁRIO DEW CARAVAGGIO , UM EVENTO QUE JÁ TEM SUCESSO GARANTIDO PELO ENVOLVIMENTO DA COMUIDADE DE FARROUPILHA DO ESTADO E DO BRASIL.
    TEREMOS A PRESENÇA DOS SENADORES ANA AMELIA LEMOS E PAULO PAIM QUE FARÃO O TRAJETO DE FARROUPILHA ATÉ O SANTUÁRIO A PÉ.
    GOSTARIA QUE VOCE FIZESSE UM COMENTÁRIO EM SEU PROGRAMA , PARA DIVULGAR AINDA MAIS O EVENTO.

    AABRAÇOS

    RAUL HERPICH – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE APOSENTADOS DE FARROUPILHA E ORGANIZADOR

    SOU AQUI EM FARROUPILHA O SEU SOSIA.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *