Leonardo Sell cria Guaraná Pureza para atender gosto feminino

A história vem de longe, mas tem muito a ver com a atualidade, pois mostra que boa parte do sucesso empresarial está em ouvir os consumidores.  Tudo começou há 106 anos quando Leonardo Sell fundou a Cervejaria Rio  Branco em Rancho Queimado.  A produção inicial  “que era de apenas de cervejas, licores e gasosas não agradava as mulheres” como contam os acadêmicos Artur Querino e Daniela Walzburiech em trabalho realizado no curso de jornalismo da Faculdade Estácio de Santa Catarina. Faz parte da matéria o arquivo de áudio de um comercial dos produtos Pureza gravado no final da década de 1950 por Aldo Silva – produtor, apresentador e intérprete do programa Alma Sertaneja que ia ao ar semanalmente pela Rádio Diário da Manhã de Florianópolis com patrocínio de Leonardo Sell. Ouça o podcast e depois veja as fotos e conheça toda a história e também os autores desse trabalho.

Clareando o caminho

Para facilitar o entendimento, convém lembrar que essa matéria faz parte do Projeto Paralelas. Esse projeto é uma iniciativa do Instituto Caros Ouvintes que conta com a participação do jornalista Sílvio Loddi e do publicitário Breno de Alencar durante estágio feito conosco no final de 2010 e que desde o início tem parceria com o Curso de Comunicação da Faculdade Estácio atualmente sob a coordenação da professora Regina Zandomênico e do professor Ricardo Medeiros, ministrante das disciplinas de rádio do curso.

Foi com base nesse projeto que em abril passado o Artur e Daniela entraram em contato conosco com esse e-mail:  “Olá Antunes Severo, aqui quem vos fala são os alunos de Jornalismo da Estácio, Artur Querino e Daniela Walzburiech. Nossa coordenadora falou com você a respeito do comercial de rádio dos Refrigerantes Pureza, da década de 60.  Achamos interessante esse comercial, pois é de uma marca tradicional de Santa Catarina.

Por meio de um trabalho da faculdade, descobrimos também que a empresa Bebidas Leonardo Sell, conhecida como Refrigerante Pureza, completa 106 anos em 2011 sendo a primeira empresa de refrigerantes mais antiga de Santa Catarina e a segunda mais antiga do Brasil.  Pesquisamos bastante sobre a empresa devido a uma proposta da faculdade. Deveríamos fazer uma matéria sobre alguma instituição catarinense, então, escolhemos a Pureza.

Conseguimos também alguns rótulos antigos… Esses rótulos, a matéria e as fotos que fizemos no local também estão em anexo.  Gostamos da experiência de fazer esse trabalho. Foi uma proposta muito interessante da faculdade, pois nos deixa mais em contato com a profissão. Por fim, agradecemos sua atenção. Att. Artur Querino e Daniela Walzburiech.

Para ver a matéria completa clique aqui.

Categorias: , Tags: , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

1 responder
  1. Fernanda Garcia Gambim says:

    Porque vcs não vendem o guaraná Pureza em todo o estado , pois eu moro em concórdia e aqui não tem , pois sempre q vou a Florianópolis eu tomo e acho muito gostoso, pois muitas vezes eu acabo trazendo algumas unidades , pois acho q vcs deveriam avaliar o meu pedido, pois é um ótimo refri e nós também merecemos usar. Obrigado.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *