Lúcia Cecília Kubis, Rainha do Rádio Paranaense

Lúcia Cecília Kubis é outra cantora lírica que iniciou a sua carreira muito jovem e teve destaque no elenco da Rádio Clube Paranaense. Ainda menina, Lúcia cantava as músicas românticas interpretadas por Francisco Alves, Orlando Silva, Carlos Galhardo e outros que faziam sucesso na época. Quando jovem, ela começou a estudar canto e obteve os primeiros ensinamentos com a Professora Ana Clélia Barleta Moritz. Entusiasmada com o talento de sua aluna, a professora Ana Clélia levou-a para se apresentar na Rádio Guairacá, no programa de Nilda Ferreira. Ali, Lúcia Cecília atuou durante quatro meses. Em seguida, sempre conduzida por sua professora, foi levada à Rádio Clube Paranaense onde participou do programa “HORA DA MULHER”, apresentado por Serafina Miranda.

Ao chegarem os festejos de aniversário da Bedois, o diretor Jacinto Cunha convidou Lúcia para se apresentar na solenidade comemorativa. Ao terminar o espetáculo, Jacinto Cunha foi cumprimentá-la pela excelente apresentação e dois meses depois a contratou para integrar o elenco de cantores da Rádio Clube Paranaense. A estréia foi no dia 23 de agosto de 1948 e Lúcia permaneceu na Bedois até 21 de janeiro de 1964.

Nos anos de 1948 e 1950 Lúcia Cecília foi eleita “Rainha do Rádio Paranaense”, na mesma época em que Dircinha Batista era a “Rainha do Rádio Brasileiro”.

Participando do “Grupo Experimental de Operetas do Paraná”, sob a direção do Maestro Wolff Schaia, Lúcia Cecília Kubis atuou em diversas operetas e outros espetáculos artísticos de grande relevância.

Lúcia foi, com certeza, mais um dos grandes valores da Rádio Clube Paranaense nos anos de ouro da nossa radiofonia.

Categorias: , Tags: , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *