Luiz Artur Ferraretto contratado pela UFRGS

O Jornalista, historiador e professor Luiz Artur Ferraretto após ter sido aprovado em concurso público deixa Universidade de Caxias do Sul e se transfere para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Ele passa a trabalhar na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e continua como colunista e colaborador do Instituto Caros Ouvintes. Ferraretto é professor da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Formado em Jornalismo pela mesma instituição (1986), onde também concluiu o mestrado (2000) e o doutorado (2005) no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação. Com a jornalista Elisa Kopplin, escreveu “Técnica de redação radiofônica” (1991) e “Assessoria de imprensa, teoria e prática” (5ª edição em 2009). São de sua autoria: “Rádio – O veículo, a história e a técnica” (3ª edição em 2007), “Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40): dos pioneiros às emissoras comerciais” (2002) e “Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20” (2007). Tem participado de diversas antologias com ensaios sobre Comunicação, além de ter publicado vários artigos em revistas científicas da área. Concentra suas pesquisas na história e no futuro dos meios de comunicação, em especial analisando a indústria de radiodifusão sonora. Na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, coordenou o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora (2007-2010). Como jornalista, foi repórter da Rádio Gaúcha AM (1986-1991) e gerente de Radiojornalismo da Rede Bandeirantes/RS (1994-1995). Somam-se à sua experiência profissional, ainda, trabalhos em assessoria de imprensa, jornalismo gráfico e televisão. No Rio Grande do Sul, ganhou vários prêmios, como o da Associação Rio-grandense de Imprensa primeiro lugar em Radiojornalismo (1994) e menção honrosa em Produção Radiofônica (1995) , o da Brigada Militar primeiro lugar em Rádio (1994) e o Sebrae de Jornalismo Econômico menção honrosa em Rádio (1995).

Categorias: Tags: , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Caros Ouvintes, Caros Ouvintes. Caros Ouvintes said: Luiz Artur Ferraretto contratado pela UFRGS: O Jornalista, historiador e professor Luiz Artur Ferraretto após te… http://bit.ly/dLmYTW […]

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *