Luiz Carlos Paraná em livro por Thiago Sogayar Bechara

Evento na cidade natal do artista dá início à série de lançamentos que entrega ao público o fruto de três anos de pesquisa

Após três anos dedicando-se à reconstituição da trajetória artística e pessoal do compositor Luiz Carlos Paraná (1932–1970), o poeta e jornalista Thiago Sogayar Bechara anuncia o lançamento do seu livro biográfico “Luiz Carlos Paraná: O Boêmio do Leite”, publicação independente, para as noites dos dias 6 e 7 de julho de 2012, na cidade natal do compositor, a interiorana Ribeirão Claro-PR. O evento integra as atrações da feira agropecuária anual do município, a Fescafé, e acontecerá a partir das 19h30 no restaurante da APAE ribeirão clarense, para a qual a renda das vendas será revertida. Para agosto, está previsto também o lançamento da obra nas cidades de São Paulo e Curitiba, ainda sem data nem local definidos. Luiz Carlos Paraná marcou a noite paulistana da década de 1960 com uma das principais casas noturnas da época, O Jogral, célebre ponto de reunião da intelectualidade brasileira e berço de alguns dos principais nomes da nossa música popular. O compositor fez parte da chamada Era dos Festivais, com a boa colocação das canções “De amor ou paz” e “Maria, carnaval e cinzas” defendidas respectivamente por Elza Soares e Roberto Carlos, em 1966 e 1967. Além disso, gravou discos e emplacou sucessos nas vozes de Hebe Camargo, Agnaldo Rayol, Cascatinha e Inhana, Inezita Barroso, Rolando Boldrin, Carlos José, Ângela Maria, Adauto Santos, dentre tantos outros.

Após apresentar ao leitor uma criteriosa pesquisa escrita em tom informal, para ser lida como um romance, conforme explica o autor, o livro de Thiago surpreende com uma segunda parte inteira dedicada a um estudo analítico desenvolvido por ele em sua pós-graduação acerca da temática da Memória Cultural. O assunto não é novidade na carreira do jovem escritor, que vem se dedicando a perfis de artistas como a atriz Imara Reis e a cantora Cida Moreira com a perspectiva de resgatar nomes importantes da nossa cultura. Dessa vez, se aprofunda nas razões históricas pelas quais o Brasil ficou conhecido por seus próprios habitantes como um “país sem memória”, tomando como exemplo o caso de esquecimento do compositor agora relembrado e, claro, baseando-se em todos os dados recolhidos e apresentados na primeira parte do livro por meio de leitura bibliográfica e entrevista com mais de 100 pessoas, dentre elas, Julio Medaglia, Inezita Barroso, Paulo Vanzolini, Pena Branca, Chico Anysio, Léo Vaz, Ubiratan Lustosa, Mario Edson, Ana Maria Brandão, Pedro Miguel, etc.

Thiago Sogayar Bechara tem 25 anos e este é seu 4º livro. Em 2002, estreou com seu volume de poesias intitulado “Impressões” (Independente), seguido por “Encenações” (Ed. Zouk, 2004) e “Imara Reis: Van Filosofia” (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010). Para 2012, além da biografia de Carlos Paraná, estão previstos os trabalhos que o autor desenvolveu em torno da arte circense em parceria com outros autores, e a biografia “Cida Moreira: A Dona das Canções”, também pela Imprensa Oficial, que edita a já consagrada Coleção Aplauso.

Luiz Carlos Paraná: O boêmio do leite – Thiago Sogayar Bechara

Lançamento: 6 e 7 de julho de 2012 na cantina da APAE, FESCAFÉ – Ribeirão Claro – PR, Centro de Eventos – A partir das 19h30.

Publicação independente, 2012 – ISBN: 9788587765376  – 377 páginas – R$ 40,00 – Contato para pedidos: thiagobechara@ig.com.br

4 respostas
  1. Ana Maria Brandão says:

    Puxa Thiago, que MARAVILHA!!! Fico feliz por você que dedicou sua alma a esse trabalho tão lindo e pelo Paraná que no seu pequeno curso de vida, deixou na memória de todos os que tiveram a felicidade de conhecê-lo e sua luta para iniciar um história dentro da noite Paulistana e, que sem dúvida jamais será esquecida por todos os que tiveram o privilégio de vivenciar as noites da musica e da riqueza do “JOGRAL”. Graças à voce poderemos através do seu livro abraçar a magia vivida.PARABÉNS AMIGO! bJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  2. Roberto Sogayar says:

    Thiago,quero expressar minha profunda admiração pelo seu excelente trabalho de resgate de um grande artista , nosso conterrâneo e contemporâneo. Alem disso exprime todo o seu potencial intelectual e artístico de que muito o admiro, meu querido sobrinho.
    Parabens e continue brilhando .
    Tio Roberto

  3. Thiago says:

    Vocês são lindos! Muita honra e felicidade inundando meu coração de gratidão e energias positivas para prosseguir nessa caminhada! Ana Maria, grande cantora que foi contratada durante anos pelo Jogral; tio Roberto, ribeirão clarense como Carlos Paraná e seu amigo nos tempos de seresta. Duas pessoas muito amadas e pelas quais nutro um respeito e um carinho sem igual. Beijos, beijos, beijos. Thiago.

  4. Tuti Maioli Neto says:

    Oi, Thiago, sucesso no lançamento do livro. Sou jornalista e moro atualmente em Berna, Suíça. Sou nascido em Jacarezinho, e conhecia os Becharas que estudavam no Colégio Estadual Rui Barbosa. O Jaime é seu pai? ABraços.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *