Luiz Lopes e o Show do Rádio

Um dos muitos motivos de alegria para quem trabalha no Instituto Caros Ouvintes e faz parte dos editores do site é que quase toda a semana alguém escreve se referindo a matérias publicadas anteriormente. Esta, por exemplo, veio do Roberto Luiz dos Santos Vieira, natural de Tubarão e atualmente residindo em Biguaçu, aqui na grande Florianópolis. Vieira é pesquisador da história do Figueirense e, curioso, foi procurar no site Caros Ouvintes o que havia sobre o seu pai, Luiz Manoel Lopes Vieira – o Luiz Lopes, jornalista e radialista profissional, produtor e apresentador de programas noticiosos e narrador esportivo. Luiz Manoel Lopes Vieira nasceu no dia 14 de setembro de 1936, filho de Salomão Lopes Vieira e Clarisdina Lopes Vieira. É casado com  Eufrásia dos Santos Vieira, e o casal tem oito filhos: Isabel, Isolete, Isaléia, Luiz, Eliane, Roberto, Jadna e Eduardo.

Um pouco de história

Radialista e jornalista profissional, Luiz Lopes teve uma carreira bem sucedida com passagens importantes pelas rádios Eldorado e Difusora de Criciúma; Difusora e Garibaldi, de Laguna; Jornal A Verdade, de Florianópolis; Clube, de Blumenau; Araranguá, de Araranguá; Vale, de Tijucas, Tabajara, e, em especial Tubá, de Tubarão.

Criador e apresentador do programa noticioso O Show do Rádio pela Rádio Tubá manteve-se líder de audiência em 25 municípios do sul do Estado. Luiz Lopes integrou também a RCE – Rede de Comunicações Eldorado, do Grupo Freitas, na época em que era o 2º maior grupo de mídia de Santa Catarina, quando foi apresentador de telejornal na TV Cultura de Florianópolis, na década de 1980.

Uma boa parte de sua carreira profissional foi dedicada ao radiojornalismo esportivo quando conquistou simpatia popular como narrador esportivo e mais tarde na condição de noticiarista reto, seguro, eficiente e honesto.

Uma passagem curiosa de sua carreira acabou se transformando num evento de consagração profissional: uma tremenda vaia no estádio Vila Oficinas do Esporte Clube Ferroviário de Tubarão quando este jogava um amistoso nos anos 1980 contra o Atlético Paranaense. A principal concorrente da Rádio Tubá era Rádio Tabajara que fazia estrear naquele jogo o consagrado narrador esportivo, Sebastião Farias, de saudosa memória. Todos achavam que a concorrente fosse estar com a audiência total. Quando Luiz Lopes gritou com muita ênfase o gol do Atlético, em seguida anulado pelo juiz, a torcida veio abaixo com uma sonora vaia. Estava provado que a audiência era inteiramente da Tubá e não da concorrente. E Lopes agradeceu mil vezes a vaia recebida.

Luiz Lopes foi pioneiro em transmissões do interior da Amurel, a Associação dos Municípios da Região de Laguna, SC, com a Tubá; foram jornadas que ficaram para a história do rádio sul catarinense.

No registro de Roberto Luiz ele destaca outras atividades profissionais do pai: “Ele foi diretor-fundador do jornal O Tubarão e correspondente por Tubarão dos jornais O Estado de São Paulo, Correio do Povo de Porto Alegre e Jornal de Santa Catarina de Blumenau”.

Luiz Lopes, mesmo não tendo atividade político-partidária reverencia alguns nomes que lhe são mais caros, como o brigadeiro Eduardo Gomes, a quem teve a honra de abraçá-lo na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, quando celebrava seus 81 anos; Jorge Bornhausen, que considera como o maior destaque político do estado de Santa Catarina e o ex-ministro do Tribunal de Contas do Estado, Adhemar Ghisi, de quem se declara amigo de verdade.

Atualmente Luiz Lopes reside na praia da Pinheira onde se mantém na ativa dirigindo um pequeno estúdio de gravações. Ali já produziu documentários em CD, vídeos sobre Florianópolis, Biguaçu, Tubarão, Gravatal, Armazém e praias da região entre outros. Falando de suas preferências, o próprio Luiz Lopes faz questão de citar: “Marcelo Rossi, o padre mais querido do Brasil, Orações (Deus e Eu) e Lições de Vida, cujos conteúdos, em seu todo, desejo elogiar entusiasticamente. E o faço felicitando-o pelos textos primorosos, lidos com a impostação devida, produto de sua longa experiência profissional”.

E arremata Luiz Lopes: “É bom que todos saibam. Santa Catarina conheceu muitos profissionais que marcaram a história da sua radiofonia. Ninguém, porém, foi melhor, ninguém fez tanto, ninguém criou mais que Antunes Severo, uma legenda no rádio catarinense. Todos nós sempre aprendemos um pouco mais com ele”.
Luiz Lopes tem diversos prêmios recebidos ao longo de sua carreira. Os principais são:
Em 1976, foi agraciado com o Troféu Manoel de Nóbrega, como um dos melhores comunicadores do rádio, oferecido pelo Programa Silvio Santos e Revista do Rádio.

Em 1985, recebeu belíssima placa da Prefeitura Municipal de Tubarão que o homenageou pela passagem dos 25 anos de trabalho dedicados à imprensa.

Em dezembro de 2002 a Câmara Municipal de Armazém entregou o título de Cidadão Honorário ao radialista Luiz Lopes por ser o autor da homenagem à cidade que passou a ser conhecida como “Armazém, Cidade Amiga”.

“É muito bom ser importante, mas o importante mesmo é ser bom”.
“Essa frase dita sempre pelo próprio Luiz Lopes, resume em parte o sucesso da carreira desse profissional do rádio catarinense” finaliza Roberto Luiz dos Santos Vieira, a quem agrademos pela colaboração.

1 responder
  1. LAURA E DÓRIS says:

    CARO SENHOR LUIZ LOPES, HÁ ALGUNS ANOS PROCURAMOS PELO SENHOR. TALVEZ NÃO LEMBRE-SE MUITO BEM DE NÓS, MAS, EM NOSSAS MEMÓRIAS E CORAÇÃO SUA PESSOA SEMPRE ESTÁ PRESENTE. O SENHOR GRAVOU UM CD PARA MINHA MÃE (DÓRIS) PRESENTEAR-ME QUANDO DEFENDI MEU MESTRADO NA UFSC(LAURA). TALVEZ AGORA O SENHOR POSSA RECORDAR, MINHA TIA VERA TAMBÉM ESTEVE EM SEU ESTÚDIO NO ANO DE 2002, QUANDO MORAVA EM CAMPINAS. GOSTARÍAMOS MUITO DE SABER SEUS CONTATOS, UMA VEZ QUE DESEJAMOS OUTROS CDS DE MOMENTOS INESQUECÍVEIS EM NOSSAS VIDAS. MUITAS COISAS MUDARAM, EXATAMENTE COMO O SENHOR PROFETIZOU NO MEU CD. HOJE JÁ SOU DOUTORA EM ENFERMAGEM, E NO DIA 04/10/2011 (DIA DO MEU ANIVERSÁRIO) FAREI 1 ANO COMO PROFESSORA CONCURSADA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UFSC. MEU GRANDE OBJETIVO!!!! LEMBRA?
    ENTÃO, GOSTARÍAMOS QUE DIZER AO SENHOR, QUE, EM MUITAS MEMÓRIAS O REGISTRO É DO RADIALISTA, JORNALISTA, LUIZ LOPES, MAS, NA MEMÓRIA DE MINHA FAMÍLIA, O SENHOR POSSUI UMA IMAGEM E SIGNIFICADO QUE POUCOS POSSUEM NA VIDA, OU SEJA, ALGUÉM QUE COMPREENDEU A MAGNITUDE DE UMA HOMENAGEM DE UMA MÃE BABONA, DE UMA FILHA QUE A AMA ACIMA DE TUDO, DE UM NOIVO, RAFAEL, QUE HOJE, 8 ANOS APÓS, É O MARIDO AMADO, ENFIM…NOS PERMITE MANTER VIVA A EMOÇÃO DE 10 ANOS ATRÁS E COM A SENSAÇÃO QUE FORA ONTEM. DESEJAMOS MUITA SAÚDE, FÉ, ALEGRIA, E QUE SEU TRABALHO CONTINUE EMOCIONANDO AS PESSOAS. POR FAVOR AGUARDAREMOS SEUS CONTATOS, E COMO FAZER PARA ENCONTRÁ-LO PARA NOVOS EMPREENDIMENTOS EMOCIONAIS. UM GRANDE ABRAÇO COM SAUDADES, DÓRIS E LAURA.
    TELEFONE DÓRIS: 99919124, 32257567 (APÓS AS 19:00). BOA NOITE, ADORAMOS ACHÁ-LO NA INTERNET.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *