Manual do jornalismo esportivo

O novo livro de Heródoto Barbeiro e Patrícia Rangel será lançado no próximo sábado, dia três, em São Paulo com grande debate sobre o tema: “Jornalismo Esportivo e Comercialização: Conflito de interesses?”.
Por Antunes Severo

Este final de semana promete ser quente em São Paulo. A provocação começa com o tema do livro “Jornalismo Esportivo e Comercialização: Conflito de Interesses” e segue com os apresentadores. Além do bem conhecido posicionamento de Heródoto Barbeiro e da experiência da professora Patrícia Rangel o lançamento do livro conta com a participação dos jornalistas Jorge Cajuru, do SBT; Vladir Lemos, da TV Cultura e Vitor Birner, da Rádio CBN.

Falando do “Manual” Patrícia Rangel lembra: “Eu já via trabalhado com o HB há pelos menos uns oito anos atrás no Sistema Globo de Rádio e é sempre gratificante produzir algo ao lado deste mestre. Neste livro, editado pela Contexto, apresentamos algumas sugestões do fazer jornalismo esportivo e também algumas técnicas. Achamos necessário levantar a polêmica questão sobre o envolvimento do jornalista com agenciamento de publicidade, marketing, política privada dos clubes, federações etc.


Trabalhou no Sistema Globo de Rádio, na rádio Gazeta, na Nova FM e na CBN.

Conteúdo: Este manual aborda temas específicos do jornalismo esportivo. Além de apresentar algumas técnicas para fazê-lo, a obra traz também as leis desportivas, termos de várias atividades que podem facilitar o dia-a-dia de quem atua na área e, ainda, uma sugestão de novo modelo esportivo. O livro propõe mudanças para a melhoria na prática da profissão e convida a refletir sobre os rumos do jornalismo. É indicado para estudantes, professores, e também para profissionais da área.
Heródoto Barbeiro: É jornalista há 25 anos. Apresenta o Jornal da CBN e acumula as funções de gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio e colunista do jornal Diário de São Paulo e da revista Imprensa. É bacharel, licenciado e mestre em História pela USP, onde lecionou por 12 anos. Apresenta na televisão o Jornal da Cultura e outros programas; é autor de vários livros sobre jornalismo, história e media training em TV.
Patrícia Rangel: É professora da Faculdade Rio Branco e da Uniban. Bacharel em Publicidade e Propaganda e também em Jornalismo, é especialista em jornalismo esportivo e participou de duas Copas do Mundo, duas Olimpíadas e outras grandes competições. Pós-graduada em Comunicação Jornalística e mestranda pela ECA/USP, trabalhou no Sistema Globo de Rádio, na Gazeta, na Nova FM e na CBN. Tem passagens também pela Bandeirantes e Globosat/Canal SporTV.
 
Serviço
:: Editora Contexto
:: Preço sugerido: R$ 27,00
:: Lançamento: 03/06, às 11hs, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, São Paulo, SP


{moscomment}

Categorias: Tags: , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *