Manual do Radialista

Organizações e links do máximo interesse para a sua carreira profissional. As informações fazem parte do material de divulgação de cada site ou serviço. Cada site relacionado tem a sua própria lista de links e sugestões. Aproveite.

 


 
Acaert
A Acaert é a entidade estadual que representa os interesses do empresariado que detém as concessões dos canais de emissoras de rádio e televisão em Santa Catarina. A entidade fundada em 1980, assume como princípios a valorização da programação regional, a profissionalização dos concessionários que operam as emissoras, o incentivo ao crescimento do mercado, a valorização das pequenas emissoras, além da preocupação com as soluções dos problemas comunitários.
 
A entidade criou a Central Acaert de Rádio que conta hoje com 121 emissoras associadas, realiza eventos promocionais e oferece assistência jurídica e técnica além de apoiar eventos do mercado da mídia.
:: Mais informações no endereço http://www.acaert.com.br/
 


 
Criar Brasil
O CRIAR BRASIL – Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio – é uma organização não-governamental formada por pessoas que acreditam na força transformadora da comunicação e apostam no rádio. Nasceu de uma idéia do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho com o objetivo de “Apoiar os movimentos sociais através da produção, capacitação, assessoria e pesquisa radiofônica, visando a democratização da comunicação no Brasil.”
:: Conheça mais: http://www.criarbrasil.org.br
 


 
Educom.Rádio
O Projeto Educom.Rádio nasceu em 2001 de um contrato entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo e o NCE – Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), visando atender a um dos objetivos do Projeto Vida que é o de construir, nas escolas públicas, um ambiente favorável às manifestações da cultura de paz e à colaboração mútua entre os membros da comunidade educativa, combatendo, desta forma, as manifestações da violência, tanto física quanto simbólica. Para tanto, o Núcleo de Comunicação e Educação trabalha com a linguagem radiofônica, envolvendo professores, alunos e membros da comunidade educativa.

O projeto destina-se, pois, a capacitar alunos e professores do ensino fundamental para o uso de práticas de educomunicação através do uso do rádio. É bom conhecer.
:: http://www.educomradio.com.br
 


 
Furb FM
A FURB FM apresenta uma programação musical eclética, dinâmica e criteriosa quanto a sua qualidade. Durante o dia, a programação da rádio prioriza todos os gêneros da música brasileira. À noite, universaliza todos os tipos e gêneros. Por não possuir caráter comercial, nem compromisso com gravadoras ou apoiadores, a FURB FM apresenta uma programação diversificada, valorizando talentos e o bom gosto.
:: http://www.furbtv.furb.br/hp/furb_fm/aovivo.php
 


 
Intercom
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom – é uma associação científica sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, a 12 de dezembro de 1977. Instituição de utilidade pública reconhecida pela Lei Municipal nº. 28.135/89, participa da rede nacional de sociedades científicas capitaneada pela SPBC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Está integrada às redes internacionais de ciências da comunicação como entidade associada à ALAIC – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, à IAMCR – International Association for Mass Communication Research e à IFCA – International Federation of Mass Communication Associations.

A INTERCOM mantém o Núcleo de Pesquisa em Mídia Sonora, onde os assuntos ligados ao rádio são tratados por mais de uma centena de estudiosos e pesquisadores. Você pode assinar acessando [email protected]
 


 
Odemar Costa – Locução Profissional
Um dos mais experientes e exitosos locutores e narradores de textos comerciais para spots, jingles e programas radiofônicos. Com uma workstation virtual de última geração trabalha ininterruptamente em sua casa em São Paulo ou onde se encontre como acontece anualmente em suas viagens a Santa Catarina, sua terra natal e ao Canadá onde tem familiares residindo.

Visite:
:: www.odemarcosta.com
:: www.crivelari.com.br/index_odemar.htm
:: www.portuguesebrazilvoiceover.com
 


 
Rádio Ponto

A Rádio Ponto UFSC integra o projeto Universidade Aberta, desenvolvido pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Além de uma programação musical, a emissora virtual da UFSC traz muita informação: radiojornais, entrevistas, coberturas, documentários, programas temáticos, esportivos e culturais.
 
A rádio surgiu a partir de um trabalho de conclusão de curso das então estudantes, agora jornalistas, Fabiana de Liz e Sabrina D’Aquino. A emissora conta atualmente com uma bolsista – Daiane Schmitt, sob a supervisão da professora Valci Zuculoto, coordenadora da Rádio Ponto UFSC. Conheça mais: http://www.radio.ufsc.br/
 


 
Rádio Univali

A Rádio Educativa Univali FM está no ar desde março de 1999. Sua diversificada programação é apresentada 24 horas por dia, e alterna informação e música,  privilegiando a MPB, sem deixar de contemplar, também, outros gêneros como o jazz, o clássico, o rock`n roll, o blues, e a música latina. Mas o ponto alto mesmo é a programação jornalística, diferenciando-se das demais emissoras comerciais por trazer conteúdo inédito e apurado pelos profissionais contratados, e acadêmicos estagiários e voluntários.
 
A Rádio Educativa Univali FM desenvolve projetos de ensino/aprendizagem por intermédio de programas que veiculam noticiosos com caráter educativo, cultural, social, comunitário, político, econômico, técnico-científico, religioso e esportivo.
Entre em contato através do endereço www.univali.br ou ligue para (47) 3261-1300 ou (48) 3281-1600.
:: http://siaistm01.univali.br:8000/radiounivali64.m3u
 


 
Sintonia SESC-SENAC

Partindo do entendimento de que o rádio constitui um dos mais importantes veículos de comunicação de massa no país e que tem, portanto, a possibilidade de, simultaneamente, informar, difundir a cultura e estimular a reflexão, o Senac passou a desenvolver, em 1996, uma programação radiofônica para veiculação aberta intitulada Espaço Senac. Em 2001, foi estabelecida uma parceria entre o Sesc e o Senac para a produção de novos programas de rádio. Com base na produção Espaço Senac, a série de programas de rádio, agora denominada Sintonia Sesc-Senac foi ao ar a partir de agosto de 2002. Sintonize http://www.senac.br
 


 
Web Rádio Unisul

É a primeira rádio universitária do Brasil na internet. Talvez por isso, seu site deixe muito a desejar em navegabilidade. O acesso está amarrado a obrigatoriedade de fazer download do Real Player 8 ou superior. Se você está procurando por jornalismo e entretenimento veio ao lugar certo.
:: http://radio.unisul.br/

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *